terça-feira, 1 de fevereiro de 2005

Solidariedade sem fronteiras

A Associação Regional Alcobacense, com sede em Farmingville, Nova Iorque, entregou segunda-feira aos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto um cheque no valor de 18 mil dólares. A verba destina-se a ajudar a concluir as obras do quartel.

Fundada há 10 anos por emigrantes oriundos do concelho de Alcobaça, a Associação Regional Alcobacense, presidida desde a sua criação por Manuel Constantino, natural de Vimeiro, promove todos os anos ,em Farmingville, uma festa cujas receitas revertem para causas de solidariedade.

No décimo aniversário, o apoio foi para os Voluntários de São Martinho do Porto, que já estão aplicar a verba nas obras do quartel.

"Acertam sempre no momento próprio", disse Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, que recebeu os membros da associação nos Paços do Concelho, onde foi feita a entrega do donativo.

Referindo-se a apoios anteriores, o chefe do executivo frisou "a oportunidade" com que aquela associação intervém em "causas de natureza social ou cultural" no concelho.

O autarca de Alcobaça, que não poupou elogios ao gesto de "solidariedade do outro lado do Atlântico", enalteceu, também, "a dinâmica e o trabalho dos Voluntários de São Martinho do Porto".

Por seu turno, Manuel Constantino lembrou que, apesar de emigrantes, "orgulhamo-nos também de ser alcobacenses".

Segundo aquele responsável, a escolha dos Bombeiros de São Martinho surgiu na sequência de uma carta enviada o ano passado por aquela corporação, a braços com dificuldades financeiras para concluir as obras do quartel.
In Região de Leiria

Sem comentários: