terça-feira, 1 de fevereiro de 2005

Sobre os temas do próximo Luzes da Ribalta

Será o concelho de Alcobaça um concelho seguro?
É claro que o concelho é seguro. Não existem registos de crimes violentos e mesmo a criminalidade ligeira não é significativa. Estamos certamente bem abaixo da média nacional e europeia neste campo e nem nos podemos comparar a distritos como Lisboa, Porto e Setúbal.
É obvio que existem várias ocorrências, muito acima do que todos nós desejaríamos, mas algo perfeitamente normal na sociedade de hoje.

Estudo do Instituto Nacional de Estatística situa distrito de Leiria abaixo do nível médio nacional, em termos de poder de compra. Porque será?
Uma pergunta pertinente e com uma resposta muito simples. O distrito de Leiria foi incapaz de atraír quadros superiores ao longo dos últimos anos, não tendo sido feito qualquer investimento capaz de atraír empresas qualificadas e capazes de absorver este tipo de profissionais. Ao invés, temos um distrito agrícola e industrial com mão de obra muito pouco qualificada e empresários de nível relativamente baixo. O distrito não se tem conseguido adaptar às novas realidades do mercado e assistimos constantemente ao encerramento de unidades industriais e ao abandono das zonas agrícolas.
O distrito de Leiria não possui um Polo Tecnológico, não possui empresas de peso em áreas de investigação e desenvolvimento, não tem uma grande Universidade e nem é considerado sequer um distrito de peso no país. É o assistir constante à fuga de profissionais com qualificação para distritos influentes como Lisboa ou Porto.
Mais uma vez volto a dar o meu exemplo, da minha turma do Secundário em Alcobaça, todos se formaram e contam-se pelos dedos os que ficaram.

Sem comentários: