segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005

Sobre os temas do próximo Luzes da Ribalta

Será que ainda há vinho e fruta de Alcobaça? Em que pé estão as nossas marcas de referência?
Vinho não há, fruta sim.
Há já largos anos que o mercado vinícola deixou de ser local, aumentando assim a sua abrangência. Todos sabemos que muitas cooperativas conceituadas adquirem vinho numa grande diversidade de locais, dependendo da produção e do mercado do momento. Alcobaça vende vinho para fora e devido a isso perdeu a sua marca. Já não há produção local de marca e é difícil identificar o nosso produto.
Estamos perante um cenário de globalização de um produto resultante da má orientação dos produtores e das cooperativas em geral. O resultado é claramente negativo, e no nosso caso concreto traduziu-se numa perda de identidade.
No mercado das frutas o cenário é diferente. A fruta de Alcobaça destaca-se, é conhecida e fácil de adquirir. Houve também algum investimento que permitiu criar uma imagem de marca que publicitou e deu fama ao nosso produto. No entanto não podemos ficar de braços cruzados e é necessário continuar a investir para que a marca não perca a posição que ocupa.

Alcobacenses sem filiação clubística pretendem recuperar antigo rinque de patinagem da gafa? Será isso possível?
Possível é, mas com que finalidade? Apenas por uma questão histórica? Será mesmo isto que os Alcobacenses ambicionam?
Alcobaça precisa muito de infra-estruturas desportivas e é obvio que um ringue deste tipo é sempre bem vindo. No entanto, penso que existem outros tipos de equipamento de maior utilidade aos quais deveria ser dada prioridade.
Por outro lado, os jovens actuais não apreciam este tipo de patinagem e preferem outro tipo de estruturas mais adaptadas à realidade actual. Falo por exemplo de um "Skate Park", algo inexistente na cidade e que os jovens utilizariam com bastante frequência.
Uma sugestão: Porque não criar uma área de lazer dentro deste tema englobando o ringue, um "Skate Park" e uma área para manobras de bicicletas?

Sem comentários: