sexta-feira, 5 de maio de 2006

As Desventuras de Isabella

Cine-Teatro de Alcobaça
sábado 06 Maio | 21h30 - grande auditório

Teatro
"As Desventuras de Isabella" é um dos 50 guiões de Commedia dell`Arte escritos no início do séc. XVII para a companhia dos Gelosi por Flamínio Scala. Flamínio Scala era um dos actores desta célebre companhia liderada por Francescho e Isabella Andreíni. Isabella foi uma das primeiras mulheres a pisar os palcos de teatro, revolução conseguida pelas companhias de Commedia dell`Arte. Esta peça terá sido escrita em homenagem desta grande actriz, mas finalmente representada por Flamínia, pois Isabella terá sido impossibilitada de representar, devido a mais um trabalho de parto. Esta actriz teve sete filhos e no último parto morreu. Segundo consta, andava sempre de esperanças, pois a condição de actriz, na época, estava sujeita a algumas contrariedades, nomeadamente aos caprichos dos duques e príncipes e outros mecenas que se arrogavam o direito de dormir com as actrizes, fossem estas casadas ou não.

Com a intenção de recriarmos em espectáculo original do século XVII, tentámos com um grupo de seis actores, já familiarizados com a Commedia dell`Arte e o trabalho de Máscaras, fidelizarmo-nos ao espírito da época e fazê-lo sem recurso a outros meios para além das máscaras, figurinos e adereços à época.

A comunicação com o público e o recurso aos efeitos cómicos, a par da crítica social, também característica deste género de representação, completam o espectáculo total que é a Commedia dell`Arte, representativa da Idade do Ouro do Teatro Europeu.

Preço único: 4€
Artemrede – Teatros Associados

Sem comentários: