quinta-feira, 11 de maio de 2006

Equipa de geólogos vai vigiar arribas entre Mafra e Marinha Grande

Uma equipa de geólogos vai vigiar este Verão as falésias do litoral oeste, entre Mafra e Marinha Grande, uma zona sensível onde só no Verão passado se registaram dois desabamentos de arribas, informou hoje o Instituto da Água (Inag).

"Trata-se de uma equipa de fiscalização das falésias que fará um acompanhamento permanente dessas massas minerais que, devido ao mar, à chuva, ao vento e à variação das temperaturas, se podem desprender", explicou o director de Serviços, Projectos e Obras do Inag, João Costa.

A equipa de geólogos e geotécnicos contratada pelo Inag vai percorrer o litoral entre o Sul de Mafra e o Norte da Marinha Grande, acompanhando a evolução das arribas durante esta época balnear.

Os técnicos vão articular-se com a protecção civil das nove autarquias envolvidas - Mafra, Torres Vedras, Lourinhã, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça e Marinha Grande - e as capitanias dos portos de Cascais, Peniche e Nazaré.

"Se surgir uma emergência são de imediato tomadas medidas de aviso às pessoas que frequentem esses locais", adiantou o responsável.

Por outro lado, "a ideia é também tentar antecipar problemas complicados já que segundo estudos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) esta é uma zona da orla costeira com formações rochosas de frágil resistência".

Em Agosto do ano passado, o desabamento de uma arriba na praia da Almagreira, concelho de Peniche, provocou a morte a duas pessoas. Em Casal dos Patos, praia da Areia Branca, Lourinhã, foi registado um desprendimento de parte da arriba. O Inag interditou a aproximação de pessoas ao local.

Além da equipa técnica, o Inag vai colocar placas avisadoras de perigo nos locais em risco.
In Público

Sem comentários: