terça-feira, 9 de maio de 2006

Cistermúsica alarga cartaz

O festival de música clássica Cistermúsica, que habitualmente decorre em Alcobaça, vai alargar-se este ano a Almada, Montijo, Cartaxo e Sintra. A opção permite rentabilizar os custos de contratação de algumas estrelas internacionais.

"Sentimos que o Cistermúsica tem cada vez mais importância em comparação com outros festivais" até porque "aposta em obras consagradas" mas também na "divulgação de peças menos conhecidas ou pouco executas em Portugal", revelou o director do festival, Alexandre Delgado.

A edição deste ano evoca a memória de compositores cujas comemorações decorrem em todo o mundo, nomeadamente Mozart, Schumann, Chostakovitch, Fernando Lopes-Graça e Armando José Fernandes.

O Festival começa dia 20 de Maio, em Alcobaça, com um concerto da Orquestra do Norte, sob a direcção de Cesário Costa, que interpretará obras de Mozart.

Alexandre Delgado, director do festival há 14 anos, considera que cada vez existe mais público as obras de música mais erudita, nomeadamente em áreas em que exista tradição de educação musical. "O concelho de Alcobaça tem aqui um papel exemplar. Existem aldeias onde todas as crianças aprendem música e isso prepara-as para saber apreciar estes concertos", considerou.

Para os organizadores, a "programação conjuga compositores bem conhecidos do grande público e obras ou autores injustamente negligenciados, com destaque para o património musical português", apostando ainda em "formações e artistas portugueses e estrangeiros, intérpretes consagrados e jovens revelações".
In Jornal de Notícias

Sem comentários: