segunda-feira, 12 de março de 2007

Mais uma urbanização...

Construír, construír, construír!!! Continua a ser a palavra de ordem na nossa cidade. Depois do projecto "Nova Alcobaça" eis que é apresentada pela C.M.A. a nova urbanização das Quintas da Gafa e Conceição. Segundo estima o executivo, está prevista a fixação de 1000 novos habitantes.

No fundo, e como sempre o objectivo da C.M.A. é o de tentar rentabilizar o seu vasto património municipal, que numa altura de crise e de grande endividamento vem sempre a calhar... No entanto o "timing" não me parece ser o mais adequado. Será que ninguém vê que Alcobaça já tem excesso de habitações para venda? Será que depois do "Nova Alcobaça" com cerca de 4000 fogos ainda se estimam novos habitantes?

Por outro lado, a captação de novos habitantes não depende da oferta de habitação mas sim de emprego, que neste momento é quase nula. Existe a falta de uma política concertada de emprego, de um plano global de captação de empresas e serviços.

Esta é a via mais fácil para a obtenção de fundos para o município, mas tem de ser repensada. O risco de virmos a possuír bairros completamente vazios é grande e não compensará de forma alguma os poucos benefícios da sua construção.
Não é uma Alcobaça fantasma que queremos...

Sem comentários: