sexta-feira, 11 de maio de 2007

Cine-Teatro de Alcobaça » INDIE LISBOA [12.13.14 Maio] // SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO [18 Maio. 22 Junho. 20 Julho‘07]



Organizado pela Zero em Comportamento, o IndieLisboa é um evento privilegiado de descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial, afirmando se como um observatório da mais interessante produção contemporânea, a qual, mesmo assinada por realizadores consagrados, nem sempre chega às salas portuguesas.

Após quatro edições, o Festival de Cinema Independente de Lisboa é já unanimemente reconhecido como um dos mais interessantes eventos cinematográficos que se realizam em Portugal e chega a Alcobaça pela primeira vez através de mais uma das suas extensões. O evento realiza-se no Cine-Teatro entre os dias 12 e 14 de Maio, e aposta na exibição de vários filmes presentes na edição de 2007, realizado entre 19 e 29 de Abril, com amplo destaque para a produção internacional.

Não esqueçamos que o festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial português e integra uma competição de longas e curtas metragens de novos realizadores, uma secção infantil, retrospectivas e homenagens. Serão algumas das melhores obras presentes nestas secções que teremos a rara oportunidade de ver.
____________________________________________________
PROGRAMAÇÃO

12 MAIO | SÁBADO | 21H30
“Life in Loops - Megacities Remix”
de Timo Novotny l 79' Áustria 2006
Longa-metragem integrada na secção Director’s Cut

“Um documentário musical experimental”. É assim que Timo Novotny descreve “Life in Loops”. Partindo de “Megacities” de Michael Glawogger, e recorrendo aos brutos que este realizador não utilizou no filme, Novotny editou tudo e juntou-lhe ainda novas imagens de Tóquio. Se isto por si só não bastasse, acrescente-se ainda a música dos Sofa Surfers que completa esta estrondosa viagem à volta do mundo. O arrojado filme é um regalo não só para os olhos, mas também para os ouvidos. A edição de Novotny acentua a simbiose entre imagem e música, à medida que o movimento se transforma em ritmos precisos. Novotny consegue transformar o sangrento trabalho do talhante numa espécie de coreografia de música clássica. “Life in Loops” é, ao mesmo tempo, fascinante e uma exigente experiência sensorial. A não perder.
____________________________________________________

INDIEJÚNIOR
13 MAIO | DOMINGO | 16H
“10 Filmes Para Ficar Feliz”
Sessão Especial para crianças com mais de 3 anos
Curtas-metragens integradas na secção IndieJúnior

Selecção de dez curtas-metragens especialmente vocacionadas para os mais jovens. A secção IndieJúnior tem como principal objectivo a criação e alargamento dos públicos de cinema e vai de encontro aos espectadores mais novos com um conjunto de filmes notáveis, aos quais muito provavelmente não teriam acesso de outra forma. Para todas as crianças. E seguramente para todos os adultos.

“A Carta do Padre”
(The Parrish Letter)
de Cat Little I 3’ Irlanda 2006 I Animação

Está tanto frio neste Inverno que já ninguém vai à igreja. Preocupado, o Padre resolve inventar uma maneira de manter quentinhos os seus visitantes...

“Miriam e a inundação”
(Miriam and the flood)
de Riho Unt I 5’ Estónia 2006 I Animação

Miriam, o seu irmão e Hen, a galinha de estimação, estão sozinhos em casa a ver patos a nadar na televisão. Como Hen ficou com ciúmes dos patos, Miriam resolveu dar-lhe banho na banheira, e inicia-se a uma série de peripécias que felizmente terminam bem.

“A terra da sucata”
(Scrapland)
de Dino Sato I 5’ Japão I Animação

Animais feitos de materiais reciclados vivem uma série de aventuras numa terra com um aspecto muito especial.

“Fofinha”
(Fluffy)
de Mivuki Echigoya I 5’ Japão I Animação

Uma menina muito fofinha brinca com o seu gato. Infelizmente, fazem algumas asneiras e os dois são postos de castigo. Mas a menina sabe como resolver o problema...

“Cuidado, as portas vão abrir!”
(Caution, the Doors Are Opening!)
de Anastasia Zhuravleva I 5’ Russia 2005 I Animação

Um dia, no metro, um botão apaixona-se por uma menina-botão. Mas o metro estava cheio botões e alfinetes e ele perde-a de vista quando as portas abrem. Será que vai voltar a encontrá-la?

“Menina voadora”
(Flying Girl)
de Felicitas Heydenreich, Nina Pfeifenberg e Daniel Hofmann I Alemanha 7’ 2005 I Animação

Um dia, a pequena Gilda, uma menina cheia de imaginação, descobre que consegue voar e começa a descobrir o mundo a partir do ar. As notícias do seu talento caem em orelhas moucas no mundo dos adultos, mas à medida que fica mais sozinha descobre que tem outros grandes poderes.

“Rebelde”
(Rebelle)
de Marc Levie I 6’ Bélgica 2006

Toda a gente sabe que as notas de música ficam muito quietinhas nas pautas, até chegar a sua vez de se fazer ouvir. Mas e se uma delas se revoltasse contra o compositor?

“Julot”
(Julot)
de Mava Tibermann I 3’ Israel 2006 I Animação

Um jogo de berlindes conduz a uma fantástica e fascinante aventura. Toda a cidade se transforma e as coisas que estamos acostumados a ver movem-se de forma inesperada.

“Caçar”
(Hunting)
de Janis Cimermanis I 9’Letónia 2006 I Animação

Um guarda-florestal vive em harmonia com ursos, raposas e outros animais... O problema é quando surge o patrão, um terrível caçador.

“Um dia de sol”
(A Sunny Day)
de Gil Alkabetz I 6’ Alemanha 2007 I Animação

O Sol nasce como em qualquer manhã, mas hoje ele descobre que não é tão bem vindo como esperava ser.

____________________________________________________
13 MAIO | DOMINGO | 21H30

“Substitute”
de Fred Poulet l 71´ França 2006
Longa-metragem integrada na secção Observatório

O campeonato do mundo de futebol de 2006 visto pelo jogador da selecção francesa Vikash Dhorasoo e pelo escritor e músico Fred Poulet. Ambos fizeram as suas filmagens, usando uma Super 8: um mostra-nos a sua crescente frustração enquanto jogador substituto de Zidane na selecção nacional, o outro vai-nos relatando tudo o que acontece durante as suas viagens através da Alemanha e dentro dos estádios em todos os jogos da França. Melancolia em vez de euforia, solidão por oposição ao lema “todos-por-um-e-um-por-todos”, um herói trágico e não um glorioso atleta. O que começa por ser a aventura do campeonato do mundo de futebol, plena de esperança, revela-se um diário do crescente desapontamento e desilusão. A Super 8 transforma o gigante evento num colorido, vacilante e encantador espectáculo. Uma canção alemã dos anos 70 acaba por resumir o espírito do jogador: “Mais tarde, pode ser demasiado tarde para mim”. Uma forma diferente de ver o mundo do futebol e o fascínio dos grandes eventos futebolísticos mundiais.

Sessão seguida de debate com a presença do jogador e antigo internacional angolano Wilson.

____________________________________________________
14 MAIO | SEGUNDA-FEIRA | 21H30

“Excursão”
de Leonor Noivo I 24’ Portugal 2006
Prémio Tóbis para melhor curta-metragem portuguesa

Estava prometido um dia fantástico de diversão numa EXCURSÃO que os levaria a visitar o país. Destinada a maiores de vinte e cinco anos, no pacote estava incluído ainda o farnel para o dia todo, ofertas, brindes e demonstrações de produtos para o lar e saúde. Parecia imperdível!

“Balaou”
de Gonçalo Tocha I 77’ Portugal 2007
Prémio Tóbis para melhor longa-metragem portuguesa

Sete meses depois da morte da mãe, um homem regressa à terra da sua família, em São Miguel, nos Açores. Entre os mais recentes membros da família encontra-se com a tia-avó, de 91 anos, que espera… a morte. À noite a família reúne-se e conversa sobre Deus e sobre a morte. Durante o dia ele nada no mar daquela ilha vulcânica. Um dia encontra Florence e Beru, um casal francês, que está a cruzar o Oceano Atlântico num barco chamado Balaou. Dividido em três momentos e oito lições, BALAOU é uma viagem através da inevitável efemeridade das coisas…

Sessão seguida de debate com a presença dos realizadores Gonçalo Tocha e Leonor Noivo e do crítico de cinema Luís Miguel Oliveira (júri na edição do IndieLisboa em 2005).

____________________________________________________
CLASSIFICAÇÃO: M/16 (EXCEPTO INDIE JUNIOR A 13 DE MAIO: M/3)
PREÇO: 2€ | 1€ (ESTUDANTES E MENORES DE 30 ANOS)

APOIOS: REGIÃO DE CISTER | RÁDIO CISTER | CLINIC | COMUNIDADE SUPER 8 | CHALLET FONTE NOVA
____________________________________________________



EM COLABORAÇÃO COM A CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA
E DOCLISBOA/APORDOC - ASSOCIAÇÃO PELO DOCUMENTÁRIO


Após o sucesso da primeira extensão realizada em Alcobaça, o DocLisboa (Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa) regressa ao Grande Auditório do Cine-Teatro. Sob o signo das sextas-feiras e numa rubrica mensal dedicada ao melhor do documentário nacional, as "Sextas do Documentário" voltam a reafirmar o género documental como uma das mais estimulantes formas de expressão no cinema.

Uma vez por mês, a proposta é olhar as diferentes realidades que nos escapam e ignoramos, habitualmente negadas pela formalidade dos modelos mediáticos ou pelo discurso televisivo normalizado. Não só: abrir caminho ao debate e à discussão das imagens, instituir com regularidade uma maior exposição do género que nos últimos anos (e talvez desde sempre) mais nos tem dito sobre quem somos e o que nos rodeia. Aliás, se um dos temas mais presentes na última edição do DocLisboa em 2006 centrou-se nas diferentes heranças culturais e na relação actual do pais com as suas ex-colónias, essa é questão aprofundada nas obras que inauguram estes próximos três meses. Sem ficções nem fantasias, e numa sexta a meio de cada mês, o documentário fala mais alto. Em bom português.


PROGRAMAÇÃO

18 MAIO | SEXTA | 21H30

"LUSOFONIA, A (R)EVOLUÇÃO"
Filme colectivo com produção da Red Bull Music Academy | 60' Portugal 2006

Está a afirmar-se em Portugal uma geração de músicos, produtores e DJs que, atentos às mutações estéticas e tecnológicas na música, reivindicam o traço distintivo herdado da cultura lusófona de que fazem parte. Este movimento musical resume cinco séculos de história e através dele Lisboa afirma-se com um palco de misturas de elementos musicais que pegam na herança lusófona: ritmos de coladeras juntos a jazz, beats de kuduro com hip hop, reggae e crioulo. "Lusofonia, A (R)Evolução" é um olhar sobre um momento de fervor criativo na vida da música em Portugal.

Sessão seguida de debate com as presenças do jornalista e crítico de música Vítor Belanciano (Público) e o argumentista João Xavier (Curto-Circuito).

[ENTRADA SÓ POR CONVITE]


22 JUNHO | SEXTA | 21H30

"PÁTRIA INCERTA"
de Inês Gonçalves e Vasco Pimentel | 52' Portugal 2006

"Pátria Incerta" olha para um aspecto da colonização de que nunca ninguém fala: o génio que o povo colonizado revela ao produzir uma síntese civilizacional própria. Durante 450 anos, Goa fez parte do império colonial português, de costas voltadas para o resto da Índia. Nos primeiros 60 anos da ocupação, metade da população (intensamente culta, intensamente estruturada, intensamente hindu) foi forçada a converter-se à religião católica. Tal como o clima húmido de Goa dificulta o sarar das feridas, também o passado parece não conseguir cicatrizar. A memória da cultura portuguesa sobrevive em Goa e revela-se à vitalidade da cultura hindu, nunca enfraquecida, presente por toda a parte - até nos católicos goeses, descendentes de hindus convertidos.

Sessão seguida de debate com a presença dos realizadores.


20 JULHO | SEXTA | 21H30

"OXALÁ CRESÇAM PITANGAS"
de Kiluange Liberdade e Ondajki | 60' Portugal 2006

Um filme em Angola, sobre Luanda. Angola, 30 anos de Independência, três anos de paz. Capital, Luanda. Cidade construída para 600.000 habitantes. Actualmente com quatro milhões. Cruzamento de várias realidades e gente de todas as províncias. Elo de ligação com o resto do mundo. A vida desta cidade são as pessoas. Que pessoas? Através de 10 personagens, mostram-se formas diferentes de viver e interpretar a cidade.

Sessão seguida de debate com a presença do realizador Kiluange Liberdade.

CLASSIFICAÇÃO: M/16
PREÇO: 2€

BILHETES À VENDA NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA
INFORMAÇÕES E RESERVAS 262 580 890 / 885
www.cm-alcobaca.pt

Morada: Rua Afonso de Albuquerque, 2460-061 Alcobaça
Telefone 262 580 890
FAX 262 580 891
cine.teatro@cm-alcobaca.pt

Sem comentários: