quarta-feira, 9 de maio de 2007

Exposição “Descobrir Portugal” no W Shopping

Promover e divulgar o património nacional é o objectivo da exposição “Descobrir Portugal” que está patente no centro comercial W Shopping, em Santarém, até 21 de Maio. A iniciativa que se realiza este ano pela primeira vez nessa cidade insere-se no plano de actuação de alguns municípios para promover e divulgar o património nacional e suas potencialidades turísticas.

Composta por espaços informativos de cada um dos concelhos envolvidos na iniciativa, e por um vasto conjunto de fotografias representativas do país, a exposição tem como principal objectivo dar a conhecer o que de melhor Portugal oferece em termos culturais e arquitectónicos promovendo o turismo interno, quer seja através de uma “escapadinha” de fim-de-semana ou de uma estada mais prolongada.Durante 18 dias, Évora, Reguengos de Monsaraz, Alcobaça e Vila Nova da Barquinha exibirão as suas “jóias” arquitectónicas, todas elas finalistas da iniciativa “7 Maravilhas de Portugal”.

Évora, cidade classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, apostará na divulgação do seu magnífico centro histórico onde se encontra o Templo de Diana, ex-libris da cidade, assim como outros edifícios históricos como o Salão Central Eborense, o Banco de Portugal e os Correios, enquanto em Vila Nova da Barquinha as atenções estarão centradas no Castelo de Almourol que ao logo dos séculos tem inspirado poetas e romancistas.

Reguengos de Monsaraz apostará na Vila de Monsaraz, uma das mais antigas vilas de Portugal cuja arquitectura se mantém fiel às suas origens, com destaque para a sua monumental fortificação. O Mosteiro de Alcobaça, um dos mais importantes da ordem de Cister em toda a Europa, com uma notável fachada com portal gótico e torreões barrocos, é o monumento eleito pelo município de Alcobaça para fazer parte desta mostra “Descobrir Portugal”.
In O Mirante

Sem comentários: