sexta-feira, 8 de junho de 2007

Alcobaça tem cinco praias de Ouro

Alcobaça tem cinco praias de Ouro. A classificação é da QUERCUS e teve em conta a qualidade da água do mar nos últimos cinco anos

Água de Medeiros, Légua, Pedra do Ouro, Polvoeira, em Pataias, e São Martinho do Porto foram consideradas pela associação ambientalista Quercus como praias excelentes. Para atribuir esta classificação, a QUERCUS exige que as análises à qualidade da água nos últimos cinco anos tenham tido “bom” como resultado mas Francisco Ferreira, dirigente da Associação, garante que os critérios deste organismo são ainda mais exigentes que os que levam à atribuição da bandeira azul que, no entanto, para além da qualidade da água, avalia os acessos, os apoios de praia e a qualidade da areia.

O resultado obtido por Alcobaça neste estudo a nível nacional da QUERCUS foi comentado pelo Presidente da CMA como uma prova de que acções de despoluição e dos avultados investimentos no tratamento dos esgotos no concelho de Alcobaça têm compensado. Apesar de admitir que existem algumas situações para resolver nas praias classificadas de “ouro” pela QUERCUS, Gonçalves Sapinho considera que estes galardões, agora atribuidos, motivam a Câmara a continuar a investir nas Estações de Tratamento de Águas residuais para os esgotos domésticos e das pecuárias, que existem às centenas no concelho de Alcobaça e que têm contribuido para a poluição dos solos e linhas de água.

Para além das praias de Alcobaça, a QUERCUS também considerou de ouro as praias da Nazaré e S. Pedro de Moel, na Marinha Grande.
In Rádio Cister

Sem comentários: