quinta-feira, 26 de julho de 2007

Gilberto Gil ao Vivo em Alcobaça

07 de Agosto - 22h - Zona Envolvente do Mosteiro
Entrada Livre




Gilberto Gil e a Banda Larga

Gilberto Gil prepara-se para uma nova turnê no Verão europeu. Até aí nenhuma novidade, pois suas incursões anuais ao Velho Mundo já se tornaram uma tradição. A grande diferença está na bandeira que o artista ostenta desta vez, para marcar mais uma guinada em sua rica e incansável trajectória: "GILBERTO GIL - BANDA LARGA".

Gil está mergulhando de vez e de cabeça nas águas vertiginosas da revolução digital e de suas infovias aceleradas...

O tema perpassa toda a carreira do artista: dos tempos da Tropicália, com "Cérebro Eletrônico" e "Futurível" (1969), passando por "Cibernética" (1974), "Parabolicamará" (1991), e desaguando, em 1997, no álbum duplo "Quanta", onde reuniu boa parte de suas reflexões sobre arte/ciência e as novas tecnologias. O disco foi precedido pela abertura pioneira de seu web site, em abril de 1996, e pela transmissão online, no mesmo ano, de "Pela Internet", primeira música brasileira a ser oficialmente lançada pela Internet.

De lá para cá, seu interesse não só aumentou, como se multiplicaram seus interlocutores. Inclusão digital, Creative Commons, Software Livre são apenas alguns dos conceitos que já há algum tempo saíram do mundo das ideias para alavancar as actividades e conversações do homem público Gilberto Gil.

"BANDA LARGA" vem anunciar o engajamento irreversível e definitivo do artista com as novas réguas e compassos do universo de bits e bytes, abraçado com todos os seus riscos e desafios. Se o tema já o fascinava há mais de 30 anos, agora se trata, para Gil, de mergulhar fundo na práxis, num processo que já se delineava na turnê anterior "Eletracústico", quando cantou na ONU para uma plateia entusiasmada que mal conseguia acreditar no que estava vendo/ouvindo no sisudo plenário. "O que eu quero é fazer política!", Gil afirma em alto e bom som.

Sem comentários: