quinta-feira, 19 de julho de 2007

Portugal sem fogos depende de todos – Campanha em Alcobaça

A campanha "Portugal sem fogos depende de todos" vai passar por várias localidades do concelho de Alcobaça com a missão de sensibilizar proprietários, e população em geral, para a Floresta até ao final deste mês.

A APFA, uma das parceiras destas sessões de esclarecimento, diz que é preciso voltar a ver a floresta como "um aliado financeiro das famílias e um amigo da comunidade".

O abandono da floresta, o depósito ilegal de lixos e as mudanças climáticas têm contribuído para aumento do número de incêndios florestais que, todos os anos, destroem centenas de hectares. Foi por isso que a lei mudou e se prepara para penalizar os proprietários que não limparem as suas propriedades. Pedro Calado defende que é preciso, no entanto, evitar os conflitos legais ou até os problemas a famílias de fracos recursos financeiros, apelando, assim, à participação de todos nesta missão de proteger a floresta.

Depois de Prazeres de Aljubarrota (esta quarta-feira à noite), seguem-se a Benedita (19-07), Alfeizerão (20-07), Turquel (23-07) e a Cela (24-07) na lista das sessões de sensibilização acompanhadas pelo Gabinete Técnico Florestal do Município, as Organizações de Produtores Florestais (APFRA - Associação dos Produtores Florestais da Região de Alcobaça, APFCAN – Associação dos Produtores Florestas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré e APFOE - Associação dos Produtores Florestais do Oeste e Estremadura ), a Guarda Nacional Republicana, a Direcção Geral dos Recursos Florestais e o Instituto de Conservação da Natureza (sempre que existam áreas protegidas).
In Rádio Cister

Sem comentários: