terça-feira, 17 de junho de 2008

Autarquia Alcobacense Apela ao Bom Senso

Cerca de 150 pessoas, entre técnicos municipais, arquitectos, engenheiros e interessados pelas áreas do planeamento e ordenamento estiveram reunidas no passado dia 30 de Maio em Alcobaça para debater o urbanismo.

Nesta que foi a II Conferência ao Encontro dos Técnicos e Empresários, a autarquia alcobacense apelou, perante um auditório da Biblioteca Municipal repleto, ao bom senso e ao bom gosto dos que têm competências na matéria, para que o betão não tome conta da cidade, apostando num urbanismo mais atractivo.

"Está nas nossa mãos fazermos da sede do concelho e das sedes de freguesia exemplos de bom urbanismo e de bom gosto", afirmou Gonçalves Sapinho, ao mesmo tempo que falava da necessidade de uma construção que aposte na qualidade e não na quantidade, em resposta a uma procura que, garante, "é cada vez maior, mais selectiva e diferenciada, com novas exigências trazidas pelos estrangeiros".

Já nas potencialidades no sector do turismo, o presidente da Câmara de Alcobaça exaltou os campos de golfe previstos para São Martinho e Pataias como a maior luta e prioridade do concelho, que no entanto não foram contemplados no Plano Regional de Ordenamento do Território de Lisboa e Vale do Tejo (PROT-LVT). "A abertura de espaços para golfe ainda está muito condicionada, mas pensamos que tudo ficará resolvido na fase de reclamações. O Governo e a Comissão de Coordenação do Desnvolvimento Regional têm que optar em São Martinho entre as vacas, os porcos e o turismo, e o que tem que vingar ali é o turismo", apontou.

Num encontro onde foi discutida a nova legislação do sector, Gonçalves Sapinho falou ainda dos "novos investimentos para o concelho", sem que nada de realmente novo tenha sido apresentado. O desejo de criar no Mosteiro de Alcobaça um hotel de charme, a criação da Área de Localização Empresarial da Benedita e a requalificação de São Martinho do Porto, bem como o complexo Nova Alcobaça foram os projectos, já tantas vezes debatidos, destacados pelo edil.

Carlos Bonifácio, vereador do Urbanismo da CMA, Carlos Ferro, Director de Departamento de Gestão e Planeamento Urbanístico e Vítor Vicente, Chefe de Divisão das Obras Particulares da Autarquia foram os outros oradores de um encontro que, realizado pela primeira vez em 2002, se justificou pela entrada em vigor de nova legislação no sector do urbanismo.
In Oeste Online

Sem comentários: