domingo, 1 de junho de 2008

Lançamento de livro sobre Joaquim Vieira Natividade | 2 de Junho | 18h00

O Município de Alcobaça associa-se à publicação do livro "Joaquim Vieira Natividade (1899-1968) - Ciência e Política do Sobreiro e da Cortiça, que será apresentado no próximo dia 2 de Junho, pelas 18h00, na Academia das Ciências em Lisboa.

O trabalho é da autoria da ONG Euronatura, que recupera a vida e obra de um dos maiores cientistas portugueses do Século XX no sector da cortiça. Uma publicação que dá início à colecção "História e Política do Ambiente e do Território", e resulta dum projecto de investigação acerca da vida e obra deste engenheiro silvicultor, máximo exponente científico do sector da cortiça. Durante a sessão de lançamento terá lugar uma apresentação do referido estudo coordenado pelo investigador Ignacio García Pereda, seguida de intervenções pelo Professor Fernando Catarino e as investigadoras Manuela Chaves e Carolina Varela.

"Quem foi Joaquim Vieira Natividade? Quais temas tiveram mais relevo ao longo da sua carreira científica? Que dificuldades lhe foram impostas pela ditadura Salazar? Qual é a sua importância actual para o sector da cortiça?". Para responder a estas questões foram realizadas mais de 200 entrevistas, tendo este projecto contado com a contribuição de um conselho consultivo de 30 pessoas. Visando aproveitar o trabalho biográfico bem como o espólio recolhidos ao longo do processo de investigação, além da publicação da biografia de Natividade, foi desenvolvido um website com informações sobre o mesmo: www.joaquimvieiranatividade.com (a funcionar a partir de 2 de Junho).

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: