quarta-feira, 31 de maio de 2006

Festa da Criança e do Ambiente



[Clique nas imagens para ampliar]

terça-feira, 30 de maio de 2006

Pausa nas obras de requalificação de São Martinho do Porto

Durante o Verão
As obras de requalificação de São Martinho do Porto páram no final do próximo mês.
A Câmara, que não quer atrapalhar os negócios da época balnear, prefere parar as obras a meio e deixar algumas soluções provisórias, nomeadamente para o estacionamento.
O estacionamento, que antes se fazia junto da Baía, é agora a principal preocupação, em especial dos comerciantes.
Os arranjos no Parque de Estacionamento na Av.ª Marchal Carmona, que fica a 200 metros da praia, já começaram. O Presidente da Junta, Antunes Pereira, garante que tem mais espaço que a marginal.
A Av.ª Marchal Carmona vai ter mais de 300 lugares para o estacionamento. Junto à baía de São Martinho do Porto, a prioridade vão ser os peões e o lazer.
In Rádio Cistér

Câmara vai pagar a vigilância da praia

A Câmara assegura, este ano, a vigilância das praias de Vale Furado e Polvoeira.
As duas praias, em Pataias, Alcobaça, são das mais procuradas pelos banhistas durante a época balnear.
A Polvoeira perdeu o único apoio de praia que tinha. O vereador do ambiente, Herminio Rodrigues, propôs que fosse a Câmara a pagar a vigilância da praia. A sugestão foi aceite.
In Rádio Cistér

Rios de Alcobaça mais limpos

Este Verão, os rios de Alcobaça vão apresentar-se mais limpos.
Os esgotos foram conduzidos para a Estação de Tratamento de Água Residuais (ETAR) e os maus cheiros arredados da cidade.
A requalificação da zona Ribeirinha tem estado a despertar o interesse de alguns empresários. O vereador das obras particulares, Carlos Bonifácio, fala de uma procura da zona histórica para a instalação de novos negócios.
Este Verão, a menos que haja algum problema com a ETAR de alguma Indústria, os rios de Alcobaça vão apresentar-se mais saudáveis. A requalificação da zona ribeirinha está, segundo a Câmara, a atrair investidores.
In Rádio Cistér

Jornal Região de Leiria entregou Troféus

Em Alcobaça
A VII Gala do semanário Região de Leiria decorreu, pela primeira vez, fora da capital de Distrito. Numa estratégia de descentralização, o local escolhido desta vez foi o Cine-Teatro de Alcobaça. A festa teve lugar no dia 26 de Maio, com um concerto com Rita Guerra. Na clássica entrega dos Troféus Afonso Lopes Vieira foram galardoados o grupo SA Marionetas, o Colégio Conciliar de Maria Imaculada, a atleta Irina Rodrigues, Carlos Simão Caldas, a empresa Derovo, o arquitecto Gonçalo Byrne, o Bispo de Leiria-Fátima D. Serafim Ferreira e Silva e o jornalista do "Público" Adelino Gomes.
[Ler mais, no Tinta Fresca]

sexta-feira, 26 de maio de 2006

"Muito Fado" em Alcobaça

A 1 de Julho, no Cine-Teatro
O espectáculo «Maldito Fado», uma viagem musical à volta deste género musical concebida por Hélder Moutinho, vai ser apresentado em Julho, em Alcobaça e no Porto.
A direcção musical e os arranjos estão a cargo de Manuel de Oliveira, o desenho de luz é da responsabilidade de José Carlos Coelho e o som está ao cuidado de Luís Miguel Nogueira.
Na interpretação vão estar Hélder Moutinho (voz), Manuel de Oliveira (guitarra clássica, viola braguesa), Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Diogo Clemente (viola de fado), João Penedo (contrabaixo), Pedro Santos (acordeão) e Quine (percussão).
O espectáculo de Alcobaça terá lugar no Cine-Teatro a 1 de Julho. No dia seguinte, o evento sobe ao palco da Casa da Música, no Porto.
In Fábrica de Conteúdos

quarta-feira, 24 de maio de 2006

Video-vigilância

Foi recentemente instalada na fachada do Mosteiro uma câmara de video-vigilância suponho, que para controlar os acessos ao nosso belo monumento.
Só não compreendo é o porquê da localização da referida câmara, em plena fachada principal. Quem agora olha para o Mosteiro repara logo na enorme "bola branca" que agora o ornamenta e que salta à vista.
Não seria preferível a sua instalação numa parte mais lateralizada? Ou mesmo na fachada de uma das alas, onde a câmara passaria despercebida numa das paredes pintadas de branco? _ Qualquer um destes locais teria linha de vista com a entrada do mosteiro...
Muito triste a ideia e ainda mais triste quem autorizou. Impensável como o IPPAR permite!

terça-feira, 23 de maio de 2006

Ministro da Agricultura em mesa redonda sobre hortofruticultura

Em Alcobaça
No próximo dia 24 de Maio de manhã, o auditório da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, em Alcobaça, vai ser palco de uma mesa redonda dedicada ao tema "A hortofruticultura do futuro - um compromisso de todos". Para encerrar esta iniciativa está prevista a presença de Jaime Silva, ministro da Agricultura.
A realização desta iniciativa foi acordada entre o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) e a Associação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas (ANOP).
[Ler mais, no Oeste Online]

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Festa da Colectividade - Sociedade Filarmónica Vestiariense "Monsenhor José Cacella"

No ano das comemorações do 1º centenário

Sexta-Feira - 2 Junho
21:00 horas

Demonstração de Danças de Salão com a presença de várias escolas:
- Assoc. Recreativa e Cultural de Quebradas
- Escola de Danças de Salão de Ribeira de Cima - Alcobertas
- Escola de Dança da Sociedade Filarmónica Vestiariense

Sábado - 3 Junho
17:00 horas

Recepção da Banda Convidada
17:30 horas
Romagem à Estátua de Monsenhor José Cacella e ida ao Cemitério para Homenagear os Sócios Falecidos
21:00 horas
Actuação das Bandas Filarmónicas que celebram os 100 anos em 2006:
- Sociedade Recreativa e Musical Loriguense - Serra da Estrela
( Direcção Musical Miguel Gonçalves )
- Sociedade Filarmónica Vestiariense
( Direcção Musical Élio Murcho )

Domingo - 4 Junho
9:00 horas

Cumprimentos aos Habitantes da Freguesia
11:15 horas
MISSA pelos Sócios Falecidos
16:00 horas
Rancho Folclórico "Flores do Baça" de Casais da Vestiaria
21:00 horas
Grupo de Teatro "Prata da Casa"

15 Junho a 15 Julho
Exposição de fotografia alusiva as 100 anos da colectividade

Centro Cultural de Alfeizerão finalmente inaugurado

Foi inaugurado ontem, dia 19 de Maio, o Centro Cultural de Alfeizerão. Este equipamento fica instalado na antiga sede da IVOL, indústria ligada à produção e comercialização de vinho, encerrada há já largos anos.
O edifício foi adquirido pelo Município de Alcobaça em 1998, por uma verba de 20 mil contos, e, logo de seguida, foi projectada a construção de um equipamento polivalente que pudesse albergar a Sede da Junta de Freguesia de Alfeizerão, que estava há cerca de duas décadas em funcionamento dentro de um pré-fabricado.
A empreitada de construção do CCA teve um custo de 400 mil euros comparticipado em 50% pela Administração Central, através de contrato-programa assinado com a Secretaria de Estado da Administração Local. O projecto foi da autoria da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Coimbra.
O novo equipamento passa a albergar a Sede da Junta de Freguesia de Alfeizerão, Espaço Internet, Biblioteca e Sala de Leitura.
A inauguração contou a presença do secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, que presidiu também à inauguração da nova sede do Clube Náutico de São Martinho do Porto.
In Oeste Online

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Unidade de Saúde familiar na Benedita

O projecto para uma Unidade de Saúde familiar na Benedita pode conhecer ainda esta semana novidades.

Estádio Municipal

O novo protocolo de cedência do Estádio Municipal ao Ginásio de Alcobaça, que prevê maior abertura à comunidade, pode entrar em vigor dentro de um mês.

Marionetas na Cidade

Festival deverá arrancar a 5 de Outubro.

Reciclagem

A região Oeste está a cumprir as metas estipuladas pela UE na reciclagem.

Centro de Bem Estar Social da Maiorga fez 25 anos

O Centro de Bem Estar Social da Maiorga (CBES) assinalou este Domingo os 25 anos da Fundação.

Ataíja - Monumento ao Caboqueiro

Vai ser construído um monumento ao "Caboqueiro" na Ataíja, em Aljubarrota.
A escultura em pedra vai ser feita por um artista espanhol (Armando) que, segundo Amilcar Raimundo, Presidente da Freguesia de S. Vicente, deverá ter o trabalho concluído dentro de cinco meses.
A extração da pedra é a principal actividade económica de alguns lugares e a mais importante na economia de várias freguesias do concelho de Alcobaça. Por iniciativa de Luís da Graça e da Junta de Aljubarrota, vai ser construída uma estátua ao homem que trabalha nas pedreiras.
In Blogue Rádio Cister

Retomadas as obras na VCI


A JJR, empresa que assumiu o compromisso de concluir a Via de Cintura Interna de Alcobaça, em substituição do anterior consórcio, já reatou as obras naquela via.
O objectivo mais próximo é abrir ao trânsito o troço intermédio, entre a EN 8-6 e o Cabeço de Deus.
Prevê-se que as obras tomem ainda mais 300 dias, apontando-se a conclusão da via para meados de 2007.

As obras de construção da VCI arrancaram em Dezembro de 2003, incidindo sobre terrenos estatais, nos primeiros meses, enquanto ainda decorria o complexo processo de negociações e expropriações.
A VCI terá 2,6 Kms de extensão, dupla faixa de rodagem em ambos os sentidos, iluminação em toda a extensão e seis rotundas. A empreitada é comparticipada em 50% pelo Feder e em 25% por Contrato Programa com a Administração Central, tendo um custo de 4,94 milhões de Euro ao qual se adicionam os custos com os terrenos expropriados que rondam 1,3 milhões de Euro. O primeiro troço foi aberto ao trânsito em Agosto de 2005.
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A. via Eduardo Nogueira

terça-feira, 16 de maio de 2006

Cistermúsica – XIV Festival de Música de Alcobaça

20 MAIO A 15 JUNHO

UM ANO DE EFEMÉRIDES

Mozart, Schumann, Chostakovitch, Armando José Fernandes e Fernando Lopes-Graça

Na sua 14.ª edição, o CISTERMÚSICA volta a afirmar características que lhe dão um perfil singular entre os festivais de música portugueses. Assumindo-se como um projecto de «serviço público», pretende facultar aos munícipes da região de Alcobaça - e não só - grandes obras dos mais diversos períodos da história da música, da Renascença aos nossos dias. A programação conjuga compositores bem conhecidos do grande público e obras ou autores injustamente negligenciados, com destaque para o património musical português. A nível de intérpretes, aposta simultaneamente em formações e artistas portugueses e estrangeiros, intérpretes consagrados e jovens revelações.

Sendo 2006 um ano invulgarmente rico em efemérides musicais, é esse o fio condutor da programação. Mozart, Schumann, Chostakovitch, Fernando Lopes-Graça e Armando José Fernandes são os principais homenageados.

OBRAS DE:
Mozart, Schumann, Chostakovitch, Schubert, Schonberg, Lopes-Graça, Armando José Fernandes, Carlos Andrade, entre outros.


[Cine-Teatro de Alcobaça . Mosteiro de Alcobaça . Convento de Cós]

PROGRAMAÇÃO

20 de Maio (sábado) · 18h30 · Cine-Teatro de Alcobaça · Pequeno auditório
PALESTRA

Mozart: luzes e sombras do classicismo
por Alexandre Delgado

Entrada Livre

20 de Maio (sábado) · 21h30 · Cine-Teatro de Alcobaça

CONCERTO SINFÓNICO CONCERTO DE ABERTURA

ORQUESTRA DO NORTE
Cesário Costa maestro
Jano Lisboa violeta

WOLFGANG AMADEUS MOZART: Sinfonia n.º 26 em mi bemol maior, K. 184 (1773)
ROBERT SCHUMANN: Manfred, Abertura (1847)
FERNANDO LOPES-GRAÇA: Concertino para Violeta e Orquestra (1962)
ARMANDO JOSÉ FERNANDES: O Homem de Cravo na Boca, bailado (1941)
DMITRI CHOSTAKOVITCH: Suite de Bailado n.º 1 (1949)

Preço único: 10€

21 Maio (domingo) · 18h30 · Mosteiro de Cós

CONCERTO DE MÚSICA DE CÂMARA

CUARTETO CASALS
Vera Martinez violino
Abel Tomas Realp violino
Jonathan Brown viola
Arnau Tomas Realp violoncelo

JUAN CRISOSTOMO ARRIAGA: Quarteto n.º 3 em mi bemol maior (1824)
DMITRI CHOSTAKOVITCH: Quarteto n.º 3 em fá maior, op. 73 (1946)
FRANZ SCHUBERT: Quarteto n.º 15 em sol menor, D. 887, op. 161 (1826)


Preço único: 7.5€

Co-produção: CISTERMUSICA ARTEMREDE

18 Maio Almada Convento dos Capuchos 21h30
19 Maio Montijo Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida 21h30
20 Maio Cartaxo Biblioteca M. Marcelino Mesquita 16h00

27 Maio (sábado) · 21h30 · Cine-Teatro de Alcobaça

CONCERTO DE MÚSICA DE CÂMARA

Elizabeth Keusch soprano
ENSEMBLE CONTRAPUNCTUS
Nuno Inácio flauta
Nuno Pinto clarinete
Mikhail Shmidt violino
José Pereira violino/violeta
Alexandre Delgado violeta
Guenrikh Elessine violoncelo
Alexei Eremine piano
Cesário Costa direcção

WOLFGANG AMADEUS MOZART:
Quarteto em ré maior para flauta e de cordas, K. 285 (1777)
DMITRI CHOSTAKOVITCH:
Sete Poesias de Blok para soprano e trio com piano, op. 127 (1967)
ROBERT SCHUMANN:
Märchenerzählungen para clarinete, violeta e piano, op. 132 (1853)
ARNOLD SCHÖNBERG:
Pierrot Lunaire para voz falada e grupo instrumental (1912)

Preço único: 7.5€


Co-produção: CISTERMUSICA ARTEMREDE FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA DE CASTELO BRANCO

25 Maio Almada Convento dos Capuchos 21h30
12 Julho Sintra Centro Cultural Olga Cadaval 21h30 [Contrapontos do Festival de Sintra]

28 de Maio (domingo) · 18h30 · Mosteiro de Alcobaça

CONFERÊNCIA-CONCERTO

PATRÍCIA BASTOS piano
As Sonatas e as Sonatinas para Piano de Fernando Lopes-Graça

Entrada Livre

3 de Junho (sábado) · 21h30 · Cine-Teatro de Alcobaça

RECITAL DE PIANO

ARTUR PIZARRO piano

CARLOS DE ANDRADE: Prelúdio II e Fuga sobre o Prelúdio II (1920)
CARLOS DE ANDRADE: Prelúdio, Intermezzo e Final (1920)
CARLOS DE ANDRADE: Scherzo (1921)
CARLOS DE ANDRADE: Marcha-Capricho (1906)
MAURICE RAVEL: Prelúdio e Fuga (de Le Tombeau de Couperin) (1917)
CESAR FRANCK: Prelúdio, Ária e Final (1886)
FRANZ LISZT: Scherzo e Marcha em ré menor (1851)

Preço único: 7.5€

4 Junho (domingo) · 18h30 · Mosteiro de Alcobaça

CONCERTO VOCAL

CAPELA JOANINA – Agrupamento Vocal de Solistas
João Paulo Janeiro cravo, órgão e direcção
Orlanda Velez, Maria Luísa Tavares sopranos
Manuel Brás da Costa, Ricardo Ceitil altos
Marco Santos, João Sebastião tenores
Carlos Pedro Santos, Hugo Oliveira baixos
Hugo Kesteman viola da gamba e violoncelo

Percursos do Sagrado e do Profano na Música Vocal dos Séculos XVI, XVII e XVIII
Obras de:
MATEO FLECHA PIERRE SANDRIN DIEGO ORTIZ ORLANDO DI LASSO LUDOVICO DA VIADANA
JOÃO LOURENÇO REBELO JOHN DOWLAND MELCHIOR SCHILDT FILIPE DA MADRE DE DEUS
FRANCISCO ANTÓNIO DE ALMEIDA


Preço único: 7.5€


Co-produção: CISTERMUSICA ARTEMREDE

21 Maio Almada Convento dos Capuchos 18h00
3 Junho Montijo Igreja da Misericórdia 21h30
21 Junho Sintra Centro Cultural Olga Cadaval 21h30 [Contrapontos do Festival de Sintra]

10 de Junho (sábado) · 21h30 · Cine-Teatro de Alcobaça

ESPECTÁCULO DE DANÇA

CeDeCe – Companhia de Dança Contemporânea
Sevilha e Lorca
(duas coreografias em estreia absoluta)

Preço único: 10€

15 de Junho (quinta-feira) · 18h30 · Cine-Teatro de Alcobaça

CONCERTO SINFÓNICO CONCERTO DE ENCERRAMENTO

ORQUESTRA GULBENKIAN
Joana Carneiro maestrina
Marcos Magalhães cravo

ARMANDO JOSÉ FERNANDES: Suite Concertante para cravo e orquestra (1969)
FERNANDO LOPES-GRAÇA: Sinfonieta (1980-85)
WOLFGANG AMADEUS MOZART: Sinfonia n.º 40 em sol menor, K. 550 (1788)

Preço único: 10€

» Assinatura: 35€ Informações e reservas: Cine-Teatro (T.262580890)

ORG.: Câmara Municipal de Alcobaça Academia de Música de Alcobaça
CO-PRODUÇÃO: Artemrede

Várias sobre o Cistermúsica

Cistermúsica e Artemrede alargam espectáculos do festival de música a cinco concelhos.

Artigo de opinião de Alexandre Delgado.

Escola Frei Estêvão Martins celebra 25 anos

O 25º aniversário das actuais instalações da Escola Básica 2,3 de Frei Estêvão Martins é celebrado no dia 17 de Maio às 21h, no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça. O espectáculo congrega a participação de alunos da escola e de grupos musicais representativos da região, como Coral do Orfeão de Leiria e a Orquestra Típica de Alcobaça. Na sua concepção pretende-se evidenciar a dimensão cultural da instituição escolar e a perspectiva de abertura da escola ao meio que a envolve, bem como da sua inserção na comunidade local e regional.

A organização é da Escola Básica 2,3 de Frei Estêvão Martins.

Programa
1ª PARTE
21h15 - Actuação de alunos da Escola Básica 2,3 Frei Estêvão Martins

2ª PARTE
22h15 - Coral do Orfeão de Leiria
Orquestra Típica de Alcobaça
In Tinta Fresca

domingo, 14 de maio de 2006

SPARTAK!ONE

Chamam-se Spartak e são mais uma banda Alcobacense de grande promessa. O projecto surgiu na nossa cidade na forma de canções construídas num pequeno teclado para crianças, com sortidos e carismáticos ritmos e sons "Orgão Mágico".

Os membros Tiago Matos, Marcio Rainho, Wagner Fernandes, Carlos Sousa, Miguel Nicolau e Nuno Ruas juntaram mais alguma componente electrónica e o resultado foi brilhante. Nasceu assim o Spartak!One, um EP de cinco faixas que vai de certeza dar que falar...

Informações sobre a banda em www.spartakonline.com
O concerto de estreia está agendado para o dia 20 Maio no Clinic em Alcobaça.

A não perder!

sexta-feira, 12 de maio de 2006

Bandeira Azul

A Associação Bandeira Azul de Portugal anunciou hoje a lista de zonas balneares galardoadas com a bandeira azul. Este ano 16 novas praias foram contempladas com este síbolo de qualidade e seis municípios tiveram pela primeira vez praias distinguidas.
Em Alcobaça as praias galardoadas este ano foram a Légua, Pedra do Ouro e Água de Madeiros.
Fica ainda a faltar a nossa estância mais conhecida, S. Martinho do Porto que esperamos ver em breve com esta bandeira içada.

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Luís Peças no Mosteiro de Alcobaça

Do Blog da Pim retirei o seguinte:

Sim, é no Mosteiro que podemos encontrar Luís Peças, nos meses de Maio a Setembro. Normalmente quatro dias por semana, ele tem estado a cantar e a surpreender aqueles que visitam este monumento...As notas ecoam no espaço e conferem ainda maior beleza ao Mosteiro. Normalmente acompanhado por cravo, piano ou guitarra clássica, actua duas vezes por dia presenteando-nos com recitais de música ibérica, barroca, ópera e música sacra.

A iniciatica é conjunta, IPPAR e Câmara Municipal de Alcobaça e foi concebida a pensar na animação das visitas e pela afluência já habitual dos turistas àquele espaço, conferindo uma dinâmica diferente ao espaço.

Apareçam por lá...

E já agora divulgo também a presença de Luís Peças na I Jornada de Literatura Hispano Portuguesa " De Mar a Mar" ( Instituto Camões e Instituto Cervantes ) em Barcelona, onde vai actuar com um Recital de Música Ibérica, acompanhado na guitarra pelo nosso conterraneo Israel Costa Pereira.

Parabéns aos músicos alcobacenses!!!

Equipa de geólogos vai vigiar arribas entre Mafra e Marinha Grande

Uma equipa de geólogos vai vigiar este Verão as falésias do litoral oeste, entre Mafra e Marinha Grande, uma zona sensível onde só no Verão passado se registaram dois desabamentos de arribas, informou hoje o Instituto da Água (Inag).

"Trata-se de uma equipa de fiscalização das falésias que fará um acompanhamento permanente dessas massas minerais que, devido ao mar, à chuva, ao vento e à variação das temperaturas, se podem desprender", explicou o director de Serviços, Projectos e Obras do Inag, João Costa.

A equipa de geólogos e geotécnicos contratada pelo Inag vai percorrer o litoral entre o Sul de Mafra e o Norte da Marinha Grande, acompanhando a evolução das arribas durante esta época balnear.

Os técnicos vão articular-se com a protecção civil das nove autarquias envolvidas - Mafra, Torres Vedras, Lourinhã, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça e Marinha Grande - e as capitanias dos portos de Cascais, Peniche e Nazaré.

"Se surgir uma emergência são de imediato tomadas medidas de aviso às pessoas que frequentem esses locais", adiantou o responsável.

Por outro lado, "a ideia é também tentar antecipar problemas complicados já que segundo estudos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) esta é uma zona da orla costeira com formações rochosas de frágil resistência".

Em Agosto do ano passado, o desabamento de uma arriba na praia da Almagreira, concelho de Peniche, provocou a morte a duas pessoas. Em Casal dos Patos, praia da Areia Branca, Lourinhã, foi registado um desprendimento de parte da arriba. O Inag interditou a aproximação de pessoas ao local.

Além da equipa técnica, o Inag vai colocar placas avisadoras de perigo nos locais em risco.
In Público

XVI Mostra Gastronómica - Cela Velha

A Região Ribeirinha do Concelho de Alcobaça é tema para a Mostra Gastronómica a 14 de Maio, onde vai encontrar o melhor da Gastronomia que perdurou através dos anos até aos nossos dias.
Uma organização do Rancho Folclorico e Etnográfico Papoilas do Campo que decorrerá na Cela Velha - Alcobaça - a partir das 13h00.
A Animação será a cargo do GRUPO DE MÚSICA TRADICIONAL "MILCANTOS" e do RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO PAPOILAS DO CAMPO.

EMENTA
.Canja da "Ti Farricha"
.Misturadas
.Grêlos salteados em alho com morcela frita
Aferventado de legumes com bacalhau assado, sarda, cavala...
.Migas
.Fritada à "moda dos enchidos"
.Coelho de agrião à "Ti Quim"
.Galinha guisada à "Ti Farricha"
.Faceira com feijoca
.Cachola à "Ti Olinda"
.Favas guisadas com entrecosto e ervas aromáticas
.Papas de farinha de milho
.Torresmos, Morcela, Morcela de arroz, Chouriço
.Sardinhas d’ escabeche, Petingas fritas, Carapaus fritos, Pataniscas, Sardas escaladas

.Pêra Rocha em vinho tinto
.Maçã assada no forno a lenha
.Filhozes
.Arroz doce de Lúcia Lima
.Brindeiras ou merendeiras de frutos secos
.Bolo da noiva
.Cavacas de Óbidos
.Queijadas do Bárrio (doce conventual)
.Fruta da região (maçã casanova, maçã raineta, nêsperas)

.Vinho da região
.Bagaço caseiro
.Café da Avó (café de borra)

Bom apetite!
Contactos: 262552370, 219220374

quarta-feira, 10 de maio de 2006

José Cid, no Clinic

13 de MAIO [sábado]
Clinic Kitsch : Volume Um
JOSÉ CID
[LIVE ACT]


Depois de arrasar a capital com dois concertos de arromba, no Cabaret Maxime, o fenómeno JOSÉ CID passa por Alcobaça, e não passa sem passar pelo CLINIC! Vai haver arraial e foguetes no ar, e o povo vai sair à rua - com ou sem neve em Nova Iorque - e vai cantar como Jesus cantou!

De todo o país vão chegar excursões de crentes devotos, de joelhos, a pé, de barco, e até de helicóptero! O seu destino final não será a cova da Iria, como seria de esperar, nesta "data festiva", mas sim o frutuoso e verdejante vale do Baça e do Alcoa, onde a peregrinação ao CLINIC é esperada com ansiedade.

Por sua vez, o CLINIC, depois de receber no seu palco muitos concertos de arromba, acolhe de braços abertos (não confundir com "bar aberto") este peso-pesado que ficará para sempre na história da música nacional como "A mãe do rock português" - o pioneiro autor de "Pigmentação", "A fuga dos grilos", ou o mundialmente aclamado "Entre Vénus e Marte 10 000 anos depois"!

Se os vossos sintomas em tudo apontam para desânimo, depressão, vertígens, boca-seca, pouco apetite sexual, anglo-fobia, e fadiga crónica, está na hora de intervir. A música - como alguém dizia - pode ser uma doença, e deve ser tratada por um especialista. Dirija-se ao CLINIC, e expurgue todos os seus males, de forma natural, graças aos milagres operados pelo curandeiro JOSÉ CID - sim: o próprio, em pessoa, ao vivo e a cores, com som estereofónico em três dimensões. É muito à frente, pessoal!!

Clinic //
Abertura de portas às 23h - bilhetes €10 com oferta de 1 bebida
Rua Eng. Bernardo Villa Nova
2460 Alcobaça
tel. 262 598 549
thisisCLINIC@clix.pt

A nossa imprensa...

O Jornal de Notícias publicou uma notícia sobre o nosso Cistermúsica (transcrita num post abaixo) em que dava destaque ao alargamento do festival a outras localidades. Ao que parece esta informação está errada, assim como outros detalhes publicados num dos principais diários portugueses.
José Alberto Vasco gentilmente corrigiu a notícia, acto que agradeço, na caixa de comentários deste blogue. Dada a importância transcrevo de seguida o comentário:

"O Terra de Paixão não tem quaisquer culpas, mas o texto publicado on line pelo Jornal de Notícias está incorrecto.
Por exemplo, o Alexandre Delgado só é (felizmente!) director srtístico do festival há 5 anos e não há 14, que é (sensivelmente) a idade do festival (que começou há 15 anos, tendo tido uma infeliz interrupção em 1994), que, infelizmente, teve outros directores artísticos durante a sua História... Também é inteiramente errado que o festival vá a Almada, Montijo, Cartaxo e Sintra! O que efectivamente se passa é que alguns dos seus concertos também são apresentados noutras localidades, graças a ligações a entidades como a ARTEMREDE e o Festival de Música de Sintra. Muito mal vai a imprensa portuguesa quando o seu maior jornal diário tem jornalistas que não sabem ler nem entender press-releases..."

Revista Espaços ADEPA 2

"Um ponto brilhante num imenso iceberg"
A apresentação da Revista ADEPA 2 teve lugar no dia 6 de Maio, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça. Na sessão, estiveram presentes o presidente do Instituto Português de Arqueologia, Fernando Real, o vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Carlos Bonifácio, e os presidentes da direcção e da assembleia-geral da ADEPA, Carlos Mendonça e Pedro Tavares, respectivamente, além de cerca de meia centena de pessoas, na sua maioria sócios da ADEPA. A sessão foi marcada pela apresentação dos 14 artigos da revista, dos trabalhos em curso na associação e pela evocação das figuras ilustres de quase três décadas de vida.
[Ler mais, no Tinta Fresca]

terça-feira, 9 de maio de 2006

Rui Rasquilho lança repto de subscrição pública para recuperar Casa-Museu Vieira Natividade

Rui Rasquilho, fundador da ADEPA e actual director do Mosteiro de Alcobaça, lançou, no dia 6 de Maio, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça, um repto aos alcobacenses para iniciarem uma subscrição pública para a recuperação da Casa-Museu Vieira Natividade. O desafio, que tem como objectivo angariar 400 mil euros para a construção de um novo edifício onde possa ser acolhida a valiosa colecção de Manuel e Joaquim Vieira Natividade, ocorreu durante o lançamento da revista ADEPA 2.
[Ler mais, no Tinta Fresca]

Cistermúsica alarga cartaz

O festival de música clássica Cistermúsica, que habitualmente decorre em Alcobaça, vai alargar-se este ano a Almada, Montijo, Cartaxo e Sintra. A opção permite rentabilizar os custos de contratação de algumas estrelas internacionais.

"Sentimos que o Cistermúsica tem cada vez mais importância em comparação com outros festivais" até porque "aposta em obras consagradas" mas também na "divulgação de peças menos conhecidas ou pouco executas em Portugal", revelou o director do festival, Alexandre Delgado.

A edição deste ano evoca a memória de compositores cujas comemorações decorrem em todo o mundo, nomeadamente Mozart, Schumann, Chostakovitch, Fernando Lopes-Graça e Armando José Fernandes.

O Festival começa dia 20 de Maio, em Alcobaça, com um concerto da Orquestra do Norte, sob a direcção de Cesário Costa, que interpretará obras de Mozart.

Alexandre Delgado, director do festival há 14 anos, considera que cada vez existe mais público as obras de música mais erudita, nomeadamente em áreas em que exista tradição de educação musical. "O concelho de Alcobaça tem aqui um papel exemplar. Existem aldeias onde todas as crianças aprendem música e isso prepara-as para saber apreciar estes concertos", considerou.

Para os organizadores, a "programação conjuga compositores bem conhecidos do grande público e obras ou autores injustamente negligenciados, com destaque para o património musical português", apostando ainda em "formações e artistas portugueses e estrangeiros, intérpretes consagrados e jovens revelações".
In Jornal de Notícias

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Assim não

Ontem, uma curta passagem pelo Rossio foi o suficiente para ver três casos nada agradáveis à vista de quem frequenta a nossa cidade.
Primeiro, são frequentes as transgressões e o desrespeito pelos semáforos que controlam o trânsito. Constantemente viaturas se cruzavam em sentidos diferentes onde só se deveria circular num sentido de cada vez.
Depois, uma viatura passou pelas barreiras e foi estacionar junto à entrada da Ala Sul. Muito bem!
Para finalizar, a zona das esplanadas estava imunda. O chão repleto de guardanapos e outros pequenos papéis, como pacotinhos de açúcar oriundos das esplanadas. É certo que não é facil conter este problema, uma vez que qualquer pequena aragem é suficiente para derrubar das mesas este tipo de lixo, mas creio que se pode fazer algo mais. Tanto os responsáveis dos estabelecientos como os responsáveis da área da limpeza das ruas podem tomar uma atitude...
Bom, e sem falar do desrespeito pelos sinais de trânsito e estacionamento proibido que já aqui referi por diversas vezes.
Isto não é um bom cartão de visita para a cidade e algo tem de ser feito urgentemente. Requalificar sim, mas para melhor!

Lloyd Cole, ao vivo ,em Alcobaça

Cineteatro - 13 de Maio - Sábado - 22h00
( plateia - 20€ / balcão - 15€ )

a solo e em registo acústico

É verdade: um dos maiores singer/songwriters britânicos vai estar novamente entre nós.

Lloyd Cole, vem a Portugal e "foge" das grandes metrópoles, para os ultimos "retoques" do seu próximo álbum de originais.
Nada como Portugal, com a sua gente, o seu clima., a sua historia e a sua gastronomia, para servir de inspiração para um disco.
Os concertos esses, vão estar recheados de clássicos de Cole. Da época dos The Commotions e da sua carreira a solo.
Nestes concertos intimistas (que não irão passar pelas habituais salas de concerto) Lloyd Cole estará acompanhado das suas guitarras e da sua voz que nos (en)canta letras de amor e paixão como já não se fazem.
Este senhor de 45 anos pertence a uma espécie em vias de extinção: os singer/songwrites que nos falam ao coração. De uma maneira simples, romântica e sempre com um bom gosto intocável.

--------------------------------------------------------------------------------
Alguns dos discos mais importantes de Lloyd Cole, com e sem os Commotions:

Lloyd Cole & The Commotions
Rattlesnakes
Easy Pieces
Mainstream

Lloyd Cole solo
X
Don't Get Weird On Me Babe
The Negatives
Music In A Foreign Language

Alcobaça Moda

Contratenor Luís Peças deu mais brilho ao desfile de vestidos de noiva
A Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça (ACSIA) realizou, no dia 6 de Maio, um desfile de moda em frente à Ala Sul do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Segundo a organização, cerca de três mil pessoas assistiram à passagem da colecção Primavera/Versão de roupa e acessórios das lojas a cidade. Cristina Ferreira, apresentadora da TVI apresentou o evento que contou com a participação dos modelos Cláudia Vieira, Núria Madruga, Helena Coelho, Lúcia Garcia, Jamal, Mário Franco e Afonso Vilela. A música esteve a cargo do grupo Fly Dancers e do cantor lírico Luís Peças.
[Ler mais, no Tinta Fresca]

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Encontro de bandas de garagem

A primeira parte do II Encontro de Bandas de Garagem do Concelho de Alcobaça vai ter lugar no dia 6 de Maio, no Valado de Santa Quitéria.

Pelas 22 horas, na Associação Recreativa e Desportiva Quiterense, irão actuar Rooky’s, Encore, Tribanis e Request.

No dia 20 de Maio será a vez de Take Away, Fractal e Our Corner.

A entrada é livre.

Empresas de Leiria premiadas em Madrid

A Materlis, empresa do concelho de Leiria, foi distinguida na sexta edição do Prémio Mobis, na categoria de Fornecedor de Matérias-Primas Principais, ex aequo com a Sardinha & Leite e Sonae. Na gala destacaram-se ainda empresas do distrito como a Filipe & Henriques, na categoria de Fabricante de Mobiliário Contemporâneo; a Fabulis (Alcobaça), na categoria de Fornecedor de Ferragens, Acessórios e Componentes; Balbino & Faustino (Alcobaça), na categoria de Fornecedor de Matérias Primas Principais e a Lustrarte (Marinha Grande), na categoria de Fabricante de Artigos de Iluminação.

Da cidade de Ourém, destaque para a Movior, que foi distinguida na categoria de Fabricante de Mobiliário de Cozinha, Roupeiro e Banhos e para a Artimol, na categoria de Fornecedor de Ferragens, Acessórios e Componentes.

O secretário de estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, presente na cerimónia, destacou a importância da iniciativa ter lugar em Madrid, uma vez que «a tradição e relevância do mercado espanhol para o sector do mobiliário português é inegável».

A Gala Mobis, organizada pelo jornal Mobiliário em Notícia, destina-se a premiar quem mais se destacou no sector do mobiliário na Península Ibérica ao logo do ano passado.

O evento, que teve lugar dia 28 de Abril, contou com a presença de cerca de quatro centenas de empresários ibéricos e com o apoio de associações portuguesas e espanholas da fileira, autarquias e entidades privadas de ambos os países.

Esta foi a primeira vez que os prémios foram entregues em Espanha. Emídio Brandão, editor do jornal, relembrou que este mês o sector irá estrear um programa de televisão, a exibir em vários canais da RTP, um desafio lançado na última gala Mobis. A responsabilidade editorial do Mobiliário em Notícia Televisão é do jornal Mobiliário em Notícia, publicação que acompanha este sector há já dez anos.
In Leiria Económica

ADEPA lança revista de Património

A Associação para a Defesa e Valorização Cultural da Região de Alcobaça (ADEPA) apresenta, no dia 6 de Maio (sábado) às 17 horas na Sala do Capítulo do Mosteiro de Alcobaça a revista "Espaços ADEPA 2". Nesta segunda edição com 108 páginas a cores, que surge 10 anos depois da primeira, surgem textos de Rui Rasquilho, director do Mosteiro de Alcobaça, Pedro Tavares, António Maduro e Leonor Carvalho, entre outros, relativos a trabalhos de pesquisa sobre o Património do concelho de Alcobaça.
[Ler mais, no Tinta Fresca]

As Desventuras de Isabella

Cine-Teatro de Alcobaça
sábado 06 Maio | 21h30 - grande auditório

Teatro
"As Desventuras de Isabella" é um dos 50 guiões de Commedia dell`Arte escritos no início do séc. XVII para a companhia dos Gelosi por Flamínio Scala. Flamínio Scala era um dos actores desta célebre companhia liderada por Francescho e Isabella Andreíni. Isabella foi uma das primeiras mulheres a pisar os palcos de teatro, revolução conseguida pelas companhias de Commedia dell`Arte. Esta peça terá sido escrita em homenagem desta grande actriz, mas finalmente representada por Flamínia, pois Isabella terá sido impossibilitada de representar, devido a mais um trabalho de parto. Esta actriz teve sete filhos e no último parto morreu. Segundo consta, andava sempre de esperanças, pois a condição de actriz, na época, estava sujeita a algumas contrariedades, nomeadamente aos caprichos dos duques e príncipes e outros mecenas que se arrogavam o direito de dormir com as actrizes, fossem estas casadas ou não.

Com a intenção de recriarmos em espectáculo original do século XVII, tentámos com um grupo de seis actores, já familiarizados com a Commedia dell`Arte e o trabalho de Máscaras, fidelizarmo-nos ao espírito da época e fazê-lo sem recurso a outros meios para além das máscaras, figurinos e adereços à época.

A comunicação com o público e o recurso aos efeitos cómicos, a par da crítica social, também característica deste género de representação, completam o espectáculo total que é a Commedia dell`Arte, representativa da Idade do Ouro do Teatro Europeu.

Preço único: 4€
Artemrede – Teatros Associados

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Alcobaça defende Hospital Oeste Norte

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou uma moção, proposta por José Marques Serralheiro, deputado independente, reivindicando o desenvolvimento do projecto "Hospital Oeste Norte" como um hospital moderno, equipado com alta tecnologia, com 250 camas, ao serviço de 250 mil habitantes, a localizar na sub-região Oeste Norte, junto a um nó da A-8, abarcando a área dos actuais hospitais da Comunidade Urbana do Oeste (Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche).

"Trata-se de uma necessidade básica da população do Oeste Norte, em termos de mais garantia de qualidade e melhor acessibilidade aos cuidados hospitalares e ainda como alavanca do desenvolvimento sustentável do Oeste Norte e, por isso, também de interesse estratégico nacional e regional", sustentou José Marques.

O deputado sublinhou que os actuais hospitais da Comunidade Urbana Oeste Norte - Hospital de Caldas da Rainha, nível II (1971 - 127 camas), Alcobaça, nível I (1890- 63 camas) e Peniche, nível I (1986- 50 camas), "não satisfazem as modernas exigências e necessidades de cuidados hospitalares, em termos de dimensão e diferenciação tecnológica, dos 250 mil habitantes (população residente e flutuante do Oeste Norte)".

Para o independente, "a concentração de recursos hospitalares é uma solução moderna", fazendo notar que "o Oeste Norte tem um rácio de 1 cama / 1000 habitantes (índice mais baixo do país) e que o se pretende é qualificar estas camas em termos hoteleiros e técnicos, através da edificação de um hospital de agudos, de excelência, integrado em rede de cuidados com os actuais hospitais e centros de saúde".

"Este modelo integrado não só o torna vantajoso em termos da sua eficiência mas também do ponto de vista da garantia da qualidade da prestação de cuidados, e ainda cria cerca de 500 postos de trabalho directos na Sub-região Oeste Norte, no sector social: cuidados continuados e apoio aos idosos", defendeu.

Considerando que a partir de 1 de Janeiro de 2007, a região será integrada na CCR do Centro e, por isso, é possível apresentar uma candidatura aos fundos comunitários (IV Quadro Comunitário de Apoio), o deputado pretende que se aproveite para desenvolver o projecto, que estima num investimento de 75 milhões de euros.

A moção foi enviada ao Ministério da Saúde, à Comissão Coordenadora de Lisboa e Vale do Tejo - Plano Regional do Ordenamento do Território (PROT), à Associação de Municípios de Oeste - e à Comunidade Urbana do Oeste.
In Oeste Online

quarta-feira, 3 de maio de 2006

Como é triste a nossa justiça

Depois de ler isto dá vontade de rir ao ver o quanto anedótico é o nosso sistema jurídico...
Quantas mais vezes a situação se irá repetir?

segunda-feira, 1 de maio de 2006

Red Line ao vivo

Em Alcobaça, no Auditório da Escola Adães Bermudes, dia 3 de MAIO de 2006 a partir das 21 e 30.
A actuação dos Red Line está incluida na programação do Fórum da Juventude / Esboça(r) um Futuro, que decorrerá entre 3 e 5 de MAIO em Alcobaça.
Esta nova banda de rock Alcobacense tem cerca de um ano de existência e deu nas vistas em Fevereiro com o seu singular ensaio ao vivo na Feira do Livro de Alcobaça.

Humberto Delgado em documentário na televisão

A exibição do filme "Meu pai, Humberto Delgado" foi o ponto alto das comemorações do 25 de Abril em Alcobaça e na Cela, terra onde viveu o General e que foi na passada terça-feira sobrevoada por aviões de recreio, em memória do oficial da Força Aérea que ousou defrontar Salazar.

O documentário, que irá para o ar na RTP2 no dia 12 de Maio às 22h30, relata a vida de Humberto Delgado contada pela sua filha, Iva, que se tem dedicado a perpetuar a memória do pai e os ideias de Liberdade que este defendia.
[Ler mais, na Gazeta das Caldas]

Daniela, de Alcobaça

Ao quadro a partir de casa.
"A Daniela é uma lição de vida", garante Anabela. "Luta", nunca se queixa, faz sempre os trabalhos de casa, só falta "se estiver muito doente".