terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Campanha de sensibilização “Proteja a saúde à dentada”

A cada 15 minutos morre um português de doença cardiovascular
Campanha de prevenção de doenças cardiovasculares através de uma alimentação saudável


Alcobaça, 1 de Fevereiro de 07 - Está em curso até dia 25 de Fevereiro uma campanha de alerta e de informação sobre a importância de uma alimentação saudável para a redução do colesterol e do risco de doenças cardiovasculares.

Em Portugal, alguém morre a cada 15 minutos de doença cardiovascular.

Um dos factores que contribui para esta realidade é o facto de cerca de 2/3 da população ter o colesterol elevado. Os estudos mais recentes estão a demonstrar que o caminho mais eficiente para combater o aumento desta e de várias outras doenças crónicas passa por uma alimentação mais rica em frutos e vegetais.

A maçã é o fruto mais importante de uma alimentação saudável dada a sua elevada riqueza em fitonutrientes e capacidade antioxidante. Uma maçã possui mais de 80 fitonutrientes, elementos bioactivos com várias propriedades benéficas para a nossa saúde. A acção conjunta e as sinergias entre vários fitonutrientes cria uma forte actividade antioxidante, que protege as nossas células da acção degenerativa dos radicais livres, evitando assim várias doenças crónicas. Os antioxidantes diminuem ainda a acumulação de colesterol LDL nas artérias.

A riqueza de uma maçã em fitonutrientes, destacando-se a quercetina e catequina, faz com que tenha uma capacidade antioxidante equivalente a 1.500 miligramas de vitamina C. A Maçã é o fruto consumido em Portugal com maior actividade antioxidante e esta encontra-se basicamente concentrada na casca (5 x mais actividade antioxidante numa maçã com casca). As Maçãs de Alcobaça podem e devem ser consumidas com casca, pois possuem segurança alimentar.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por 40% das mortes em Portugal. Importa pois mudar os hábitos alimentares. O consumo diário de Maçãs e a prática de uma alimentação saudável é uma estratégia simples, acessível a todos os portugueses, que pode reduzir os custos sociais e humanos deste flagelo.

Esta campanha decorre em parceria com 3 cadeias de grandes superfícies, o Grupo Auchan, Grupo Jerónimo Martins e Carrefour, realizando-se em 40 estabelecimentos. Baseada na assinatura “Proteja a saúde à dentada” e na imagem gráfica de uma maçã com um coração à dentada, a campanha pretende ajudar os portugueses a melhorar a sua vida, levando-os a um novo compromisso com a vida: o de praticarem uma alimentação mais saudável.

----------------------------------------------------------------------------

Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça
maca.alcobaca@gmail.com
Tel. 262 959 010
Telemóvel: 939 193 612

Press Release enviada por João Crisostomo

Sem comentários: