terça-feira, 14 de agosto de 2007

Espectáculo de encerramento CISTERMÚSICA // MISSA CRIOULA

18 e 19 Agosto (sábado e domingo)
22h00 // Praça do Mosteiro de Alcobaça
Entrada Livre




Concepção: Maria Bessa . António Rodrigues
Coreografia: António Rodrigues
Música: Ariel Ramirez - Kyrie, Glória, Credo, Sanctus e Agnus Dei
Figurinos: Helena Lozano
Ensaiador: Luís Sousa
Elenco CeDeCe 2007: Margarida Brito, Charly Corcy, Kleber Cândido,
Catarina Correia, Erica Gawley , Amandine Leleu,Camila Moreira,
Joana Puntel, Patrícia Silva, Luís Sousa, Vanessa Vieira

"Na concepção da Missa Crioula que agora apresentamos conjuntamente, procuramos criar um espectáculo visual que muito embora apoiado coreograficamente na conhecida partitura de Ariel Ramirez, traduzisse a intemporalidade do sacrifício da missa - antes de tudo mais em acto interior que mesmo que celebrado em conjunto coloca o homem perante Deus ou talvez perante si próprio no seu mais íntimo.

Assim, Deus e o Homem na dualidade que Cristo encerra, a nosso ver, é invocada, questionada ou sublinhada conforme a parte da missa a que se refere. O Kyrie, precedido por um silêncio, assume-se como um cântico de procissão a que se seguem as 3 partes do Glória, sublinhadas por projecções, símbolos/testemunho de religiosidade, do horror e da espiritualidade criativa numa consciência presente, ou ausente.

Às interrogações que se põem seguir-se-á o Credo, o Sanctus ou cântico dos anjos, das estrelas e do Universo e a admirável paz do Agnus Dei em que todo e qualquer "Homem de Boa Vontade" se reconhece na sua força plena.

A linguagem coreográfica e a forma estética são propositadamente contemporâneas contrariando, no campo das aparências, o cariz musical de raiz local." m.b.


http://www.cistermusica.com/

Sem comentários: