domingo, 26 de agosto de 2007

O espaço Parceiros dos Amigos do Mosteiro de Alcobaça deverá abrir até Novembro

O espaço cedido pelo Director do Mosteiro vai ser adaptado durante as próximas semanas às necessidades deste grupo que, segundo Carlos Gomes, procura angariar verbas para promover o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e divulgar produtos que estão à venda no comércio tradicional do concelho. Carlos Gomes adiantou que a ideia é criar uma dinâmica comercial e criar um "ciclo económico positivo" à volta de Alcobaça, desafiando os parceiros da AMA com produtos feitos na região e/ou ligados à história do amor eterno de Pedro e Inês.

A Câmara recusou o convite para pertencer ao Grupo de Amigos do Mosteiro. Gonçalves Sapinho justificou a recusa com o facto de se tratar de uma iniciativa da sociedade civil que não deve, por isso, sofrer interferências de Instituições Públicas.

A autarquia prefere manter-se apenas como parceira na promoção das iniciativas deste grupo de pessoas que se juntou para trazer mais pessoas a Alcobaça como o evento que realizou na segunda-feira e que se encheu de pessoas de fora da cidade, em particular vindas de Lisboa.

As iniciativas da AMA já foram aplaudidas por empresários, como Fernando Magalhães, que vê uma dinâmica diferente a nascer dentro monumento, durante muitos anos "apagado" de vida e que, no seu entender, estão a atrair mais visitantes e tornar o Monumento mais atraente devido à insistência na temática do trama inesiana.

Estas iniciativas da sociedade civil, tal como a eleição do Mosteiro como uma das Sete Maravilhas do país tem estado a puxar por mais turistas a Alcobaça. O director do Mosteiro, Rui Rasquilho, iniciou uma nova fase na promoção do monumento e promete mais novidades para os próximos tempos.

Até ao final do ano, e com a ajuda dos Amigos de Mosteiro, das iniciativas do IGESPAR e da Câmara, o Património da Humanidade vai ser palco de vários eventos que deverão movimentar centenas de pessoas para o seu interior. A próxima grande manifestação serão os Doces Conventuais.
In Rádio Cister

Sem comentários: