quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Feira Medieval de Aljubarrota

12 a 15 de AGOSTO


[Clique para ampliar]

[ PROGRAMA ]

De 12 a 15 de Agosto, a Câmara Municipal de Alcobaça e as Freguesias de Prazeres e São Vicente comemoram, ao vivo, a Batalha de Aljubarrota.
A data histórica, 14 de Agosto, que marca a vitória das tropas portuguesas comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, sobre o exército castelhano de D. Juan I de Castela, que se deu no campo de S. Jorge, entre as localidades de Leiria e Alcobaça, é festejada na Vila de Aljubarrota com a realização da Feira Medieval.
Entre muita animação de rua: teatro, malabarismos, música, rábulas, figurantes, entre outras actividades, a época medieval será recriada a rigor, a partir de indumentárias próprias, criação de cenários apropriados, através da construção de tavernas com refeições, da presença de feiticeiras e cartomantes, da montagem de tendas árabes, armas de madeira, grinaldas, espaços de cerâmica, olaria, tecelagem e bordados, sem esquecer os deliciosos sabores do pão da padeira, do mel, dos licores, das compotas, dos produtos hortícolas, das fogaças, entre muitas outras relíquias.
A organização convida a população a participar e a vestir-se com fatos próprios da época. A entrada é livre, basta trazer boa disposição, vontade de conhecer um pouco mais a história, e juntar-se à festa.

HOMENAGEM
Este ano, o programa da Feira Medieval está ainda mais completo, destacando-se a homenagem ao arquitecto de grande relevo nacional, Eugénio dos Santos, a quem será dedicada a inauguração do seu Busto.
O arquitecto nasceu na Vila de Aljubarrota, em 1711, e foi o autor do projecto de reconstrução da Baixa Pombalina após o terramoto de 1755. A sua obra, o Terreiro do Paço e a Baixa, permanece como testemunho de uma época, e constitui "uma das obras maiores da cultura nacional", segundo o historiador José Augusto França.

PRÉMIO ARQUITECTURA "EUGÉNIO DOS SANTOS"
Para além da animação e da homenagem a Eugénio dos Santos, a Câmara Municipal de Alcobaça aproveita o dia 14 para proceder à entrega dos galardões da 1.ª Edição do Prémio de Arquitectura "Eugénio dos Santos".
Uma condecoração que premeia "proprietários, promotores e arquitectos que assumam a genuína preocupação em promover a qualidade da construção de raiz e a recuperação de edifícios, numa Cidade e num Concelho, onde há um assinalável equilíbrio urbanístico e onde, nos últimos anos, a exigência da qualidade "ganhou" lugar de relevo nas discussões e decisões tomadas", segundo as palavras de Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara de Alcobaça.
A cerimónia de entrega decorre à margem de Aljubarrota, uma vez que o arquitecto que dá nome ao troféu era natural da Vila.

FEIRA MEDIEVAL SEM FRONTEIRAS CULTURAIS
Pela primeira vez na história desta feira, o Concelho recebe o grupo francês "Les Compagnons de Camelot", pertencente ao Comité de Geminações, uma associação de evocação medieval, que se dedica à recriação histórica (desde o século XII ao século XV), de Aubergenville, cidade geminada com Alcobaça.
Mais informações em (http://www.compagnons-de-camelot.com/).
Numa batalha em que os franceses estiveram do lado dos castelhanos, este grupo vem "acampar" na Feira Medieval de Aljubarrota, acompanhados de uma tenda, material e fatos épicos, onde serão figurantes e participantes desta grande festa.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 825

Sem comentários: