segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Município institui Prémio de Arquitectura



A Câmara Municipal de Alcobaça instituiu, em 2005, o Prémio de Arquitectura "Eugénio dos Santos", tendo sido o regulamento aprovado em Assembleia Municipal, a 30 de Junho do mesmo ano.

Este prémio, com carácter bianual, tem por objectivo premiar proprietários, promotores e arquitectos, que assumam a genuína preocupação em desenvolver a qualidade da construção de raiz, bem como a recuperação de edifícios, uma forma de valorização e salvaguarda do património no Concelho de Alcobaça.

A organização acredita que esta iniciativa irá fomentar preocupações de qualidade, e acelerar a vontade de recuperação e conservação do património cultural e arquitectónico existente, herdado dos Monges de Cister.

Esta iniciativa insere-se na política de Urbanismo da Câmara de Alcobaça, que privilegia aspectos de qualidade arquitectónica nas intervenções públicas ou privadas. Exemplo disso, para além do Prémio de Arquitectura "Eugénio dos Santos", é o trabalho desenvolvido pelo arquitecto Gonçalo Byrne, um dos nomes maiores da arquitectura mundial, e os recentes contactos com Siza Vieira.

Prémio/homenagem a "EUGÉNIO DOS SANTOS"
Eugénio dos Santos nasceu em Aljubarrota, em 1711, e foi o autor da reconstrução da Baixa Pombalina, em Lisboa, após o terramoto de 1755. A sua obra, o Terreiro do Paço e a Baixa, permanece como testemunho de uma época, e constitui "uma das obras maiores da cultura nacional", segundo o historiador José Augusto França.
[Mais info]

Sem comentários: