sábado, 8 de dezembro de 2007

S.A.Marionetas Apresenta "A Culpa foi da Inês"

15 de Dezembro 2007 - 21.30h. Cine-Teatro de Alcobaça
A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos, apresenta no palco do Cine-Teatro de Alcobaça, Sábado - dia 15 de Dezembro de 2007 pelas 21.30 horas, "A Culpa foi da Inês" a vida trágica de D. Inês de Castro e D. Pedro I. O espectáculo abarca o período temporal com início no nascimento de D. Pedro I, retratando a universal tragédia romântica, numa perspectiva que procura equilibrar a vertente lendária com a história, mas também, recriar e reinventar o mito ao correlacioná-lo com as suas interpretações mais ou menos contemporâneas. O elenco conta com meia centena de marionetas de José Gil manipuladas por Jaime Leão, José Gil e Sofia Vinagre.


"Reino de Portugal. Corre o ano da Graça de 1320 e na recente nação luta-se ainda com os mouros, lá para sul, nos Algarves, por vezes com os vizinhos de Castela, lá para nascente, e, contra a peste por todo o lado...

O Rei, o bravo D. Afonso IV, tem nessa primavera a melhor notícia do ano: nascera em Coimbra o jovem D. Pedro e tudo levava a crer que desta vez a Providência lhe sorria... o futuro afigurava-se risonho.

Agora, para que o reino medrasse como o filho, bastava tratar já de lhe arranjar esposa. Mas por aí, não iria, certamente, haver problemas..."


Ficha Artistica:
Original de José Gil, Jaime Leão e Sofia Vinagre
Encenação de José Gil,
Cenografia de Alexandre Pring
Figurinos e adereços de Sofia Vinagre e Maria Luísa Gil
Pesquisa de Sofia Vinagre e Jaime Leão
Armeiro: Jaime Leão.
Fotografia de Joaquim Pesqueira
Música original Pedro Marques / João Frazão.
Co-Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos / Associação dos Amigos de D.Pedro e D.Inês

Maiores de 6 anos

O que a imprensa disse...
"A Culpa foi da Inês: a maior e melhor produção de sempre da S.A. Marionetas"
"...Perante uma sala completamente esgotada, a S.A. Marionetas apresentou um espectáculo contemporâneo de grande fôlego, onde o mito da História Universal foi narrado e interpretado com muito humor e sensibilidade, contendo mesmo momentos de grande genialidade." in Mário Lopes ( www.tintafesca.com)

"um olhar irónico e divertido sobre o trágico romance"
"...cerca de meia centena de bonecos repõem em palco, quadros e figuras numa recriação livre, irónica e bem humorada. Que nem por isso deixa de constituir um olhar arguto sobre a verdade das coisas e das gentes." in Jornal A voz de Alcobaça


Reservas de bilhetes pelo telefone 262 580 890 (Cine-Teatro de Alcobaça)

MAIS INFORMAÇÕES EM WWW.SAMARIONETAS.COM

Sem comentários: