quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO :: Alteração de Filmes :: 14 Dezembro 2007

SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO
Em colaboração com o DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa


PEDIMOS A VOSSA ATENÇÃO ESPECIAL PARA UMA ALTERAÇÃO DE ÚLTIMA HORA

Por questões de ordem pessoal que limitam a vinda do realizador Bruno Cabral no dia 14 de Dezembro ao Cine-Teatro de Alcobaça para a apresentação do filme "Metamorfoses", foi decidido substituir a próxima sessão das "Sextas do Documentário" por outra obra presente na última edição do DocLisboa 2007.

Teremos então já nesta sexta-feira, o filme-homenagem a Zeca Afonso "Não me obriguem a vir para a rua gritar", realizado por João Pedro Moreira e produzido pela Subfilmes - produtora responsável pela criação de vários programas de televisão como o "86-60-86" e "Pop Up", videoclips de Gomo, Boss AC, Blind Zero ou Blasted Mechanism, e o documentário "Lusofonia, a [ R]Evolução" (exibido igualmente em Alcobaça durante este ano)

Pelo facto, a Câmara Municipal de Alcobaça e a direcção do DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa pedem as suas mais sinceras desculpas e a promessa de que o filme "Metamorfoses" terá uma nova programação definida na agenda do Cine-Teatro de Alcobaça nos primeiros meses do ano de 2008.

Tem sido assim, uma vez por mês e sempre à sexta-feira, a oportunidade única de observar durante os últimos meses alguns dos filmes portugueses mais importantes presentes na última edição.

Relembramos ainda que o DocLisboa é o único festival de cinema em Portugal dedicado ao documentário e que em 2007 trouxe novamente a Lisboa, em primeira-mão, o melhor da produção nacional e internacional de documentário: onze dias de projecções em regime intensivo, ainda com mais filmes, mais secções e mais actividades complementares do que nas anteriores edições.


TEXTO DE APRESENTAÇÃO
Tem sido assim: uma vez por mês e sempre numa sexta-feira perto de si. As "Sextas do Documentário", em colaboração com o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, prosseguem a sua rubrica mensal dedicada ao melhor do documentário nacional, tornando a reafirmar o género documental como uma das mais estimulantes formas de expressão no cinema. O espírito mantém-se: observar as diferentes realidades do mundo e abrir caminho ao debate e à discussão das imagens, instituindo com regularidade uma maior exposição do género que nos últimos anos (e talvez desde sempre) mais nos tem dito sobre quem somos e o que nos rodeia. Sem ficções nem fantasias, e numa sexta a meio de cada mês, o documentário marca presença no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça.

PROGRAMAÇÃO

14 DEZEMBRO SEXTA 21 H 30

NÃO ME OBRIGUEM A VIR PARA A RUA GRITAR
de João Pedro Moreira I 61´ I Portugal I 2007

"Eu sou aquilo que fiz." Zeca Afonso deu-nos tanto que agora é a nossa vez de lhe darmos algo. A SubFilmes convidou vários artistas de áreas criativas contemporâneas para criarem uma obra de arte especialmente para Zeca Afonso - um filme, uma música, um desenho, uma animação de motion graphics. Este filme-homenagem revela o quanto este autor está vivo e é referência para as novas gerações. Assim, temos uma colagem de um artista de street art, uma reinterpretação de um tema do Zeca ou uma produção de teatro. Rádio Macau, Nancy Vieira, Couple Coffee, Vicious 5, Raquel Tavares - na música; a companhia de teatro Primeiros Sintomas; a dupla de videojamming Daltonic Brothers; Target e Mosaik no street art; ou os Quebra-Diskos no turntablism.

LINKS PARA DOWNLOAD DE FOTOS DO FILME

CONTACTOS
DIRECÇÃO ARTÍSTICA
Ana Isabel Santos Strindberg
anaisabel@doclisboa.org

PROMOTOR LOCAL
David Mariano
davidmariano@gmx.net
Tlm.: 91 844 04 64

CINE-TEATRO MUNICIPAL DE ALCOBAÇA
Rua Afonso de Albuquerque
2460-061 Alcobaça
cine.teatro@cm-alcobaca.pt
Tlf.: 262 580 890 / 885 / 892

Para mais informação sobre SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO

Para mais informação sobre o DOCLISBOA:
www.doclisboa.org

Sem comentários: