quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Variante Externa a Alcobaça Vai Mesmo Ser Construída

O IC9 e a variante externa de Alcobaça vão ser lançados a concurso público internacional no primeiro semestre de 2008. É o que está publicado, desde esta terça-feira, em Diário da República.

O primeiro concurso do IC9, o Itinerário Turístico que vai ligar nove concelhos do interior ao litoral com património natural e arquitectónico, tinha sido anulado devido a problemas de impacte ambiental no concelho da Nazaré.

O Presidente da Câmara de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, ficou satisfeito com a notícia da publicação em Diário da República da obrigação do IEP lançar o IC9 e a Variante Externa de Alcobaça, lembrando que está em causa a ligação da VCI - Variante Municipal, já concluída mas ainda não aberta na totalidade ao trânsito, e do IC9 à nova acessibilidade.

A variante externa era uma promessa de há vários anos a Alcobaça. A Câmara decidiu avançar para a construção de uma VCI para o desvio do trânsito de atravessamento do Rossio mas anunciou, na altura, que não iria desistir de lutar por uma variante externa que fizesse a ligação da sede do concelho às restantes acessibilidades no Plano Rodoviário Nacional.

In Rádio Cister

Mais uma vez a dificuldade será grande para encontrar um corredor para passar estas duas vias. É certo que não estamos perante um caso tão delicado e exigente como o TGV, mas a polémica poderá não ser muito diferente. Como estão a saír caros os erros de falta de planeamento!

Sem comentários: