sábado, 8 de dezembro de 2007

SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO

Em colaboração com o DocLisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa

Mais uma vez no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, o Doclisboa e a Câmara Municipal de Alcobaça prosseguem a dar a conhecer algumas das obras presentes na última edição do Festival Internacional de Cinema Documental em 2007.

Tem sido assim, uma vez por mês e sempre à sexta-feira, a oportunidade única de observar durante os últimos meses alguns dos filmes portugueses mais importantes presentes na última edição.

Poucas semanas depois da segunda extensão DocLisboa no Cine-Teatro de Alcobaça, realizada entre os dias 23 e 26 de Novembro, as "Sextas do Documentário" voltam em Dezembro com mais um filme e mais documentário.

Já no próximo dia 14 de Dezembro, teremos então "Metamorfoses" uma obra de Bruno Cabral que aborda o quotidiano da Companhia Crinabel Teatro, a qual existe há cerca de 20 anos, e neste filme protagonizam a encenação de uma peça inspirada em "Metamorfose" de Franz Kafka.

Relembramos ainda que o DocLisboa é o único festival de cinema em Portugal dedicado ao documentário e que em 2007 trouxe novamente a Lisboa, em primeira-mão, o melhor da produção nacional e internacional de documentário: onze dias de projecções em regime intensivo, ainda com mais filmes, mais secções e mais actividades complementares do que nas anteriores edições.

Em Dezembro, a "Sextas do Documentário" será mais uma vez um ponto de encontro privilegiado do público com o documentário e um fórum aberto de reflexão e discussão sobre o estado do mundo e a situação do cinema documental contemporâneo.


TEXTO DE APRESENTAÇÃO
Tem sido assim: uma vez por mês e sempre numa sexta-feira perto de si. As "Sextas do Documentário", em colaboração com o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, prosseguem a sua rubrica mensal dedicada ao melhor do documentário nacional, tornando a reafirmar o género documental como uma das mais estimulantes formas de expressão no cinema. O espírito mantém-se: observar as diferentes realidades do mundo e abrir caminho ao debate e à discussão das imagens, instituindo com regularidade uma maior exposição do género que nos últimos anos (e talvez desde sempre) mais nos tem dito sobre quem somos e o que nos rodeia. Sem ficções nem fantasias, e numa sexta a meio de cada mês, o documentário marca presença no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça.

PROGRAMAÇÃO
14 DEZEMBRO SEXTA 21 H 30

METAMORFOSES
de Bruno Cabral I 48´ I Portugal I 2007

Tó e Tuxa fazem parte da Companhia Crinabel Teatro há 20 anos. Carolina é muito mais nova e tem muitas ambições. Nelson passou o casting para protagonizar a próxima peça, inspirada na "Metamorfose", de Kafka. Os laços entre os membros desta companhia atípica são muito fortes: todos têm constrangimentos e fragilidades. Num ambiente de grande envolvimento, os ensaios começam.

Para mais informação sobre SEXTAS DO DOCUMENTÁRIO:
http://www.cm-alcobaca.pt/index.php?ID=2490

Para mais informação sobre o DOCLISBOA:
http://www.doclisboa.org/

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 843/61

Sem comentários: