sexta-feira, 30 de maio de 2008

Projecto Cogumelos de Alcobaça Aposta no Faça Você Mesmo

Os consumidores vão poder produzir os seus próprios cogumelos com a ajuda do Projecto de João Inácio e Sandro Silva, dois jovens empreendedores, que lançaram os "Cogumelos de Alcobaça".

Para já, a empresa vai vender kits com a espécie pleurotus ostreatus e espera aumentar a oferta até ao final do ano. Os dois empresários pensam, ainda, começar a produzir cogumelos frescos em S. Martinho do Porto a partir de 2009, depois de ter iniciado este projecto numa localidade do concelho do Bombarral.

Lançado no Concurso Nacional de Empreendedorismo, iniciativa da CGD e UNL, o projecto "Cogumelos de Alcobaça" tenciona produzir e comercializar uma gama diversificada de cogumelos exóticos frescos e derivados. Estes cogumelos, divulgados nos países asiáticos, têm um maior valor comercial e são uma melhor alternativa para uma empresa se iniciar, ocupando nichos de mercado não preenchidos e de gama elevada.

Como mercado alvo da fase inicial do projecto foram apontados os restaurantes de gama elevada das regiões de Leiria, Oeste e Grande Lisboa. Haverão rotas próprias de distribuição. Como objectivo importante da fase final do projecto foi definida a entrada do produto nas cadeias portuguesas e/ou espanholas da distribuição moderna.

João Inácio é licenciado em Química/Biotecnologia com Doutoramento em Biologia/Microbiologia. Sandro Inácio Silva, é formado em Gestão e Engenharia Industrial.

In Rádio Cister

Sem comentários: