terça-feira, 29 de julho de 2008

Desporto Alcobacense de Parabéns

Alcobaça Clube de Ciclismo vence Volta a Portugal de Juniores
A equipa Crédito Agrícola Alcobaça dominou por completo a volta a Portugal 2008, ganhando todas as camisolas (amarela, branca, azul e verde) e ainda 3º lugar na geral e 1º por Equipas.
A volta a Portugal deu inicio no dia 24 de Julho no Redondo, com 100 atletas inscritos, foi uma etapa onde o Credito Agrícola Alcobaça teve que assumir logo o comando do pelotão, e foi assim até dia 27 Julho último dia da volta k teve a chegada em Montemor-o-Velho. Na primeira etapa a equipa envergou logo a camisola Amarela com uma vitória de Fábio Silvestre.
No segundo dia a equipa tinha de controlar a corrida mas não podia gastar muita força por motivos de Na 3º etapa ser uma chegada ao alto e com 3 prémio de montanha. A equipa controlou todos os ataques a distancia mas nos últimos quilómetros tinha umas ligeiras subidas e chegou uma fuga onde Amaro Antunes foi o melhor ao ganhar no Sobral de Monte Agraço, nesse dia perdemos a camisola amarela mas tínhamos logo 2 aletas em 2º,e 3º na Geral.
3º etapa foi a mais difícil, mas por outro lado não foi preciso controlar por motivos de termos perdido a amarela, pensamos em atacar a corrida para meter as equipas na perseguição. Assim foi logo nos primeiros km lançamos 1 atleta para uma fuga, fuga essa k durou alguns km, na primeira montanha amaro Antunes consegue se isolar com outro ciclista, e rapidamente ficou formado um grupo de 4 ciclistas.
Essa fuga era muito boa para a equipa do Alcobaça, porque obrigou o camisola amarela a perseguir, a fuga ganhou alguns segundos ao pelotão e quando entraram na serra de Montejunto Amaro Antunes atacou forte conseguiu mais uma vitória para poder ganhar minutos ao 2º classificado.
Na 4º e ultima etapa. A equipa tinha de controlar todas as fugas perigosas e teve logo nos primeiros km de anular muitas fugas. Fizeram um trabalho que deixou muita gente de boca aberta ao fazerem vários "bordiu" (render a vez, encostados a um dos lados da estrada obrigando o resto do pelotão a apanhar vento) o pelotão ficou partido em 3 grupos com a velocidade imposta pelos atletas do Alcobaça. Na parte final ouve uma fuga k para o Alcobaça era boa e a equipa deixou a fuga ganhar tempo e foi só manter a velocidade para chegar a meta em Monte Mor o velho e festejar a vitória.
A equipa ganhou:
Camisola Amarela: Amaro Antunes
Camisola dos pontos: Amaro Antunes
Camisola Metas Volantes: Fábio Silvestre
Camisola Montanha: Amaro Antunes
Geral por Equipas: 1º Alcobaça Clube de Ciclismo


Fim-de-semana alucinante para o beneditense João Silva
No sábado foi 5º classificado no campeonato nacional ingles em Tredegar (País de Gales) e no domingo venceu em Penacova o Campeonato Nacional de Clubes.
O jovem concluiu o Triatlo Internacional do País de Gales, na distância Olímpica (1500 m natação, 40 Km de ciclismo e 10Km de corrida) no quinto lugar, com o tempo de 1h49m49s. À sua frente, ficaram Will Clarke (vencedor com 1h48m28s), Tim Don - campeão do Mundo em 2006 (vencedor no ano passado e segundo classificado este ano - 1h48m35), Stuart Hayes (terceiro - 1h48m51s) e Olly Freeman (quarto - 1h49m27s).
Apesar de estar a competir com nomes consagrados do triatlo, sendo inclusivamente muitos os que vão estar nos Jogos Olímpicos de Pequim, o júnior João Silva conseguiu sair da água numa boa posição que lhe permitiu integrar o grupo da frente no ciclismo onde se manteve até à transição para a corrida. Neste segmento teve uma prestação muito consistente, tendo ganho algumas posições, vindo a terminar num excelente 5.º lugar.
Os outros portugueses que participaram na prova foram: João José Pereira que foi oitavo classificado e Miguel Arraiolos 18.º. Na prova feminina, Anaís Moniz ficou no 15.º posto, seguida de Joana Marques. Bárbara Clemente desistiu. A participação do sexteto português na prova integrada no Triatlo "Corus Elite Series" deveu-se ao convite feito pela Federação Britânica de Triatlo.
No domingo, após a deslocação de Tredegar, João Silva vence a 16.ª edição do Triatlo de Penacova.
Esta prova que foi muito participada (166 atletas), pois discutia-se o título de campeão nacional de clubes, era muito difícil, com algumas subidas no ciclismo da ordem dos 20% de inclinação, o que valoriza ainda mais esta vitória.
A praia fluvial de Reconquinho serviu de partida para a prova efectuada na distância sprint (750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 5150 metros de corrida). João Silva, atleta do Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras, foi o quarto a sair da água, mas já era o líder quando saiu do primeiro parque de transição. Fez o dificílimo ciclismo sempre na frente e na corrida que também era muito acidentada limitou-se a gerir a vantagem que trazia, tendo concluído com o tempo de 1h07m59s. João José Pereira, do Alhandra Sporting Clube, cortou a meta 19 segundos depois e o pódio ficou completo com Hugo Ventura.
Na competição feminina, Joana Marques, do Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras, ganhou com o registo de 1h23m00s. Três minutos e 20 segundos depois, a colega de equipa Bárbara Clemente terminou a prova. O terceiro lugar em pertenceu a Filipa Ferreira (Alhandra Sporting Clube).
Equipas
Quanto ao Campeonato Nacional de Clubes, registou-se o duplo triunfo do Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras em absolutos, revalidando, desta forma, o êxito do ano passado. Em masculinos teve a companhia no pódio do Alhandra Sporting Clube e do Clube de Triatlo de Perosinho. Em femininos, o segundo lugar ficou para o Alhandra, enquanto as atletas do Ginásio Clube de Sines ocuparam o terceiro posto.
Os resultados completos estão disponíveis no sítio da Federação de Triatlo de Portugal.
Vencedores por Escalões
Juniores:
João Silva (Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras)
Joana Marques (Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras)
Sub 23:
João José Pereira (Alhandra Sporting Clube)
Bárbara Clemente (Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras)
Seniores:
Pedro Gomes (Halcon-Sportzone-Olímpico de Oeiras)
Janine Coelho (Maia Atlético Clube)
Veteranos:
Alcino Serras
O XVI Triatlo de Penacova foi organizado pela Câmara Municipal de Penacova, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal


9 Pódios para o CNAl que fecha a época em grande nível
Foram 10 os nadadores que estiveram presentes e a dignificar o Clube de Natação de Alcobaça, Diogo Fonseca, Ana Ferreira, Rita Gomes, Jessica Libanio, Vanessa Valente, Diogo Silva, Diogo Mendes, Miguel Diogo André Graça e Leonardo André no CAMPEONATO NACIONAL DE JUVENIS E ABSOLUTO DE PORTUGAL, realizado nos dias 24, 25, 26 e 27 Julho, na Piscina do Estádio do Jamor. Este evento contou com a presença de 563 nadadores em representação de 74 Clubes
Os nadadores do CNAl estiveram no seu melhor nível na prova mais importante da época.
Um pódio absoluto conquistado por Rita Gomes na prova de 200 Bruços, 2 títulos de Campeão Nacional e 3 de Vice-Campeão Nacional conquistados por Diogo Silva, 2 terceiros lugares conquistados por Miguel Diogo e a estafeta 4x200 Livres (Juvenis B - Miguel Diogo, André Graça, Leonardo e Diogo Silva) sobe ao pódio na terceira posição, 6 participações em finais ficando sempre acima dos 16 melhores nadadores absolutos presentes neste campeonato, recordes absolutos do clube batidos e muitos recordes pessoais conquistados - foi magnífico! Não se podia esperar melhor!
Com as eliminatórias a decorrerem no período da manhã onde eram apurados os 16 melhores para as finais à tarde e os títulos de Campeões Nacionais a serem disputados, os nadadores do CNAl apuram-se por 6 vezes para as finais e conquistaram vários pódios
Na 5ª feira entram em acção os nadadores, Diogo Fonseca, Leonardo André e Miguel Diogo na prova de 1500 Livres. Este ultimo teve um grande destaque, registando a excelente marca de 17.21,52, classificando-se em 4 lugar. Ana Ferreira participou nos 50 Mariposa fez igual ao seu recorde pessoal. Diogo Mendes também teve uma excelente participação, ao registar um novo recorde pessoal, na prova de 100 Costas.
Mas era no final da sessão da manhã que o CNAl conquistava o seu primeiro pódio, a estafeta 4x200 Livres na categoria de Juvenis B - Miguel Diogo, André Graça, Leonardo e Diogo Silva sobe ao pódio na terceira posição
Mas foi Rita Gomes que esteve em maior destaque neste dia ao apura-se para a final dos 200 Bruços com o 5 tempo, já de tarde tudo era possível, já com vários títulos conquistados em todas as categorias, faltava-lhe um pódio absoluto ao seu palmarés. Foi o que veio acontecer RITA GOMES conquista o ultimo lugar do pódio e passa a ser a 3 melhor nadadora Nacional ABSOLUTA na prova de 200 Bruços com o tempo de 2.42,54
Na 6ª feira, mais dois nadadores em destaque - Diogo Silva, conquista o titulo de Vice-Campeão Nacional na prova de 400 Estilos, com a marca de 4.56,17 e Rita Gomes competiu também nos 400 Estilos, prova onde viria a ser apurada para a final, a qual se disputava à tarde, e na qual registou a excelente marca de 5.11,71, classificando-se em 5º, - passa a ser Novo Recorde Absoluto do CNAl.
No Sábado, esperava-se com alguma expectativa pois, tínhamos várias provas onde os nadadores do CNAl poderiam vir a conquistar mais alguns pódios e presenças nas finais.
Nos 100 Mariposa Ana Ferreira ao realizar a marca de 1.07,97 apurou-se para a final B, vindo a melhorar o tempo à tarde e obteve a marca de 1.07,86 classificando-se em 13º lugar.
Em destaque tiveram os nadadores Miguel Diogo e Diogo Silva conquistando 3 pódios. Miguel Diogo com a marca de 4.22,30, na prova de 400 Livres, ficou na 3 posição, já Diogo Silva viria a conquistar os títulos de Campeão Nacional nos 100 mariposa com a marca de 00.59,61 e de Vice-Campeão Nacional na prova de 100 Bruços com a marca de 1.11,66.
No Domingo e último dia da competição, já se começa a sentir o cansaço, mas os nadadores estiveram mais uma vez no seu melhor
Ana Ferreira nadou os 200 Mariposa apurando-se para a final B, onde viria a ficar em 16 lugar.
Rita Gomes com a marca 2.31,49 na prova de 200 Estilos apurou-se para a final A, onde viria a ter mais um excelente registo de 2.29,79, classificando-se mais uma vez, como a quinta nadadora Nacional Absoluta.
Diogo Silva e Miguel Diogo mais uma vez estiveram em destaque conquistando mais 2 pódios nas categoria de Juvenis, Diogo Silva com a marca de 02.12,00 conquistou mais um titulo de Campeão Nacional, já Miguel Diogo ficou muito próximo do titulo de Vice-Campeão Nacional com a marca de 02.16,41 ficando com o último lugar do pódio.
Salientamos e registamos ainda deste Campeonato a participação em 6 Finais, a queda de mais 4 Recordes Absolutos do CNAl, 4 Recordes de Seniores e 3 Recordes de Juvenis B e 28 novos Recordes Pessoais.

In Rádio Cister

Muitos Parabéns a Todos os Atletas!!!

Sem comentários: