quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Alcobaça Renasce Para a Produção de Vinhos de Qualidade

Vinhos MonteCapucho e Memória apresentados no Café Tertúlia em Alcobaça

O Tertúlia em Alcobaça que para além de café propriamente dito é um espaço de tradição e cultura foi palco na quinta-feira, 22 de Outubro, da apresentação dos vinhos MonteCapucho e Memória, dois vinhos tintos que bem podem marcar o renascimento da vitivinicultura da Região. Segundo um dos promotores, o Engº José Gomes Pereira, a Região de Alcobaça, nomeadamente, os solos argilosos de calcário da Freguesia de Évora, tem todas as condições para produzir vinhos de qualidade, agora com novas tecnologias de produção, castas seleccionadas e processos enológicos modernos.

O enólogo responsável por estes vinhos, Engº Rodrigo Martins, descreveu os processos modernos de vinificação, com maceração prolongada, envolvendo lagares antigos e cubas inox, onde as fermentações decorrem com controlo de temperatura, sendo os vinhos submetidos a estágios em barricas de carvalho francês e americano o que origina cor intensa e grande riqueza de aromas. Das impressões em algumas dezenas de participantes, recolheram-se os melhores comentários relativos aos novos vinhos de Alcobaça.

MonteCapucho e Memória
Alcobaça, com uma importante produção de vinho há algumas décadas viu
decrescer a vitivinicultura quase ao seu desaparecimento. Produções pouco tipificadas a par do surgimento de actividades agrícolas alternativas terão estado na origem da grande redução das vinhas, genericamente decrépitas e inadequadas a uma produção moderna de vinhos de qualidade.

Mas o panorama está em mudança. Na mais antiga Vila dos Coutos – Évora de Alcobaça – surgiram vinhas novas, sujeitas a cuidadas tecnologias, que assentes na tradição familiar dos seus responsáveis deram origem aos primeiros vinhos
tintos MEMORIA e MonteCapucho. Na base destes vinhos estão as castas Syrah, Aragonez, Touriga Nacional e Castelão, instaladas em terrenos argilosos e difíceis mas onde parece encontrarem óptimas condições de maturação.

Ainda que produzidos numa adega secular, em franca renovação, os vinhos MonteCapucho e MEMORIA são o resultado da produção de uvas de alta qualidade e sujeitos a modernas tecnologias enológicas, utilizando lagares antigos e cubas de fermentação Inox, com controlo de temperatura. Segundo os promotores, os vinhos MonteCapucho e MEMORIA apresentam-se de cor intensa resultante da maceração prolongada, ricos de aromas a frutos vermelhos e outros secundários conforme o tempo de estagio em barricas de carvalho francês e americano.

In Tinta Fresca

Sem comentários: