quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quando Quem Gere os Destinos da Autarquia Continua as Mesma Linhas de Pensamento Desajustadas Sai Disto:

IC2 na Benedita pode vir a ter duas rotundas
O troço do IC2 que atravessa a Benedita pode vir a ter duas rotundas para ajudar a fluir o trânsito e a garantir a segurança do tráfego que circula naquela via.

A Câmara Municipal de Alcobaça está a tentar convencer a empresa Estradas de Portugal (EP) a construir duas rotundas no IC2, na Freguesia da Benedita.

O presidente do Município, Gonçalves Sapinho, adiantou que «até à data, não há qualquer entendimento oficial entre os dois organismos sobre esta matéria», reconhecendo, mesmo, que o «processo nem avance caso a EP não aceite os argumentos de Alcobaça».

Uma das rotundas propostas pelo Município localiza-se em Casal Carvalho e a outra junto à Avenida Padre Inácio Antunes, ambas no IC2 e na freguesia da Benedita.

Há mais de 20 anos que os autarcas das freguesias do concelho de Alcobaça servidas pelo IC2 reivindicam soluções para aumentar a segurança no atravessamento de uma das vias de maior tráfego rodoviário diário. Os cruzamentos com as localidades constituem o principal problema.

Classificados “pontos negros” da segurança rodoviária no concelho de Alcobaça, os cruzamentos do IC2 com algumas localidades continuam à espera de soluções e de respostas às propostas feitas pelas autarquias.

As duas rotundas propostas pela Câmara para a freguesia da Benedita ajudariam na regularização e fluidez do trânsito, para além de contribuírem, segundo a autarquia, para o aumento da segurança dos que utilizam aquela via diariamente.

In Rádio Cister

- -
IC2 o Itinerário Complementar nº 2 e principal estrada do país que une as nossas duas maiores cidades. Uma via deste tipo não deveria ter cruzamentos ou entroncamentos de nível. Não deveria atravessar localidades e muito menos permitir o atravessamento por peões.

Erro do passado (e continua), deixar-se contruír em tudo quanto é lado ao longo da via. O IC2 é hoje uma rua do concelho de Alcobaça. Não foi protegido e o resultado está à vista. É a via mais perigosa e onde se regista o maior número de acidentes graves do país. Para-se em todo o lado, atravessa-se e estaciona-se ao longo de uma via supostamente rápida...

Agora querem enfiar duas rotundas como solução... Tornar o IC2 ainda mais uma via urbana e esperar que funcione...

Mas não funciona! Basta ver por exemplo situações onde isso foi tentado e os maus resultados obtidos. Em Condeixa, uma rotunda em pleno IC2 é o caos. As marcas de travagens no chão são em número assustador... Os acidentes seguem-se e o que foi pensado para prevenir tornou-se numa armadilha para os condutores. Na Benedita não será diferente...

A solução é só uma e não podemos fugir. O IC2 precisa de urgente requalificação, precisa de ser duplicado para conseguir escoar de forma segura o tráfego que possui, precisa de variantes em alguns locais e de desnivelamentos. O cruzamento com a Av. Padre Inácio Antunes será um dos principais, com acesso à Benedita e à futura Zona Industrial da Quinta da Serra, e não imagino como será um grande fluxo de camiões a entrarem na rotunda vindos de todos os lados ao longo do dia... Já que vamos fazer obras, que se faça algo funcional.

Pensar pequeno é assim! E é natural que a EP não vá muito na cantiga...

Sem comentários: