sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Proposta de Revisão do PDM de Alcobaça Será Conhecida em Breve

A Câmara Municipal de Alcobaça deverá apresentar em breve a sua proposta para a revisão do Plano Director Municipal.

Carlos Bonifácio, que termina o mandato como vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) esta sexta-feira, cargo que passará a ser ocupado por Hermínio Rodrigues com a tomada de posse dos eleitos no passado dia onze, lamenta «não ter tido tempo suficiente para rever o Plano Director Municipal (PDM)».

O ordenamento do território do concelho aguarda por um novo plano cuja discussão ainda prossegue ao nível das diversas entidades parceiras da Câmara Municipal de Alcobaça.

O PDM em vigor tem sido apontado como desajustado à realidade do território e do tempo, tendo já ultrapassado os dez anos de vigência, previstos na legislação.

O social-democrata justifica a lentidão do processo com a burocracia, lembrando ter despendido "meio mandato", cerca de dois anos, à elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT OVT), documento que se sobrepõe aos PDM das autarquias.

Segundo Carlos Bonifácio o «PDM está numa fase muito adiantada da sua revisão, prevendo-se que seja conhecida a proposta da autarquia dentro em breve».

Apesar do arrastar deste processo, e a poucas horas da despedida dos cargos autárquicos, Carlos Bonifácio faz um balanço positivo do mandato.

«Os últimos oito anos foram uma experiência muito rica e intensa», com destaque para a «construção da VCI e a requalificação da Zona Envolvente ao Mosteiro de Alcobaça», afirmou.

In Rádio Cister

- -
Uma coisa é certa... Será mais do mesmo certamente, pois nunca haverá coragem para tomar as medidas radicais e necessárias para por este concelho na ordem em termos de ordenamento do território.

Sem comentários: