quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Empresários em Contra-Ciclo

Diz a Rádio Cister:

Universidade Popular no Oeste-Norte
Grupos estrangeiros privados manifestaram interesse na criação de uma Universidade Popular no Oeste Norte.

O conceito desta universidade foi inicialmente desenvolvido pelo alcobacense Acácio Catarino, nos anos 80, tendo, nos últimos dez anos, sido Paulo Bernardino responsável por dar um novo impulso à ideia.

Paulo Bernardino garante que «existem duas instituições espanholas interessadas numa parceria privada com vista à instalação de pólos universitários em vários concelhos do Oeste».

Segundo o projecto, a sede social da Universidade seria na Lourinhã e a administrativa em Alcobaça, localidades que teriam pólos, tal como Caldas da Rainha e Nazaré. No caso de Alcobaça os pólos ficariam em Pataias e na Benedita.

Os promotores da Universidade Popular Oeste Norte (UPON) afirmam que têm vários projectos, que irão dinamizar a região a vários níveis.

A criação de novos órgãos de comunicação social, em diversos formatos, e a realização de estudos, alguns deles "já elaborados", para a revitalização de infraestruturas, como por exemplo a Linha Ferroviária do Oeste, são algumas das apostas deste projecto.


- -
Confesso que tenho alguma dificuldade em entender estes projectos e a mentalidade dos nossos empresários. Isto há uns bons anos atrás poderia ter bons resultados, mas numa fase em que as universidades privadas estão a fechar constantemente e em que há cada vez menos alunos, não faz qualquer sentido este tipo de investimento claramente em contra-ciclo.

Por outro lado, alguma vez seria funcional uma universidade com a sede na Lourinhã, a parte administrativa em Alcobaça, e os polos espalhados um pouco por todo o lado? Não seriam os custos operacionais disto tudo elevadíssimos? E quais as vantagens?
Depois obrigavam os alunos a fazer piscinas entre estas localidades para resolverem os seus problemas... Sem falar nos professores que teriam de andar de um lado para o outro...

Precisamos de ideias novas, bem estruturadas e com futuro, para fazer frente aos desafios correntes e conseguirmos vencer. Não queremos mais "Novas Alcobaças"...
Muito sinceramente parece-me mais uma das já habituais buscas de protagonismo de alguma mente iluminada que pensa que assim consegue apoios desde Pataias à Benedita, passando também pelos concelhos vizinhos.

3 comentários:

Cristiana disse...

Assino e carimbo por baixo também!
Plenamente de acordo.

Alcobacense disse...

Eu cá tb tive uma ideia brilhante... E tb com grupos estrangeiros interessados, daqueles que não fazem ideia onde fica Pataias, a Benedita ou até mesmo Alcobaça...

Que tal a criação de uma grande empresa de cerâmica Alcobacense onde as peças eram moldadas em Pataias, iam ao forno na Benedita, eram vidradas no Vimeiro, depois pintadas em S.Martinho do Porto, embaladas nos Moleanos, etiquetadas no Areeiro e por fim armazenadas em Chiqueda!

Se eu podia viver sem estas ideias brilhantes?! Podia, mas não seria a mesma coisa...

Cristiana disse...

Bem...como é que ninguém se lembrou disso em campanha eleitoral!!Ia conquistar votos de todas as freguesias!! Acabar com o desemprego nas freguesias:):)
Bolas, eu vejo cada uma...