terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Alcobaça Assinala Bicentenário da Partida da Corte para o Brasil

Alcobaça está a assinalar o bicentenário da partida da corte portuguesa para o Brasil.

O diálogo entre Lisboa e o Rio de Janeiro e a importância que teve na Constituição do Império Português no século XIX são desvendados por uma Exposição no Mosteiro de Alcobaça. "Rio e Lisboa", é uma exposição que assinala o bicentenário da transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro e que o seu Comissário, Rui Rasquilho, vai manter aberta ao público, na Ala Sul do Monumento, até ao dia 9 de Março.


Esta exposição já esteve em Lisboa mas o Comissário conseguiu que viesse durante um mês para Alcobaça.

Nesta exposição, as figuras centrais são D. João VI e a Rainha D. Carlota, pelo importante papel que tiveram na abertura do caminho à Independência do Brasil. Este tema foi, de resto, o motivo da história de um livro, recentemente lançado em Portugal, da autoria do jornalista Laurentino Gomes, que quis debruçar-se sobre a troça que se têm feito, ao longo de décadas, do casal Real.

O livro "1808", aborda a chegada da família real portuguesa ao Brasil, afirma que "D. João (VI) construiu um país que não existia" e desmonta as razões que tornaram o casal real alvo de chacota. O Jornalista chegou à conclusão, que as caricaturas e as piadas à volta de D. João partiram de Portugal enquanto as que se voltaram contra a Rainha, Carlota Joaquina, foram feitas no Brasil.

In Rádio Cister

Sem comentários: