quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Inauguração da Biblioteca Escolar de Alfeizerão

Inaugurou, a 30 de Janeiro, a Biblioteca Escolar do Centro Cultural de Alfeizerão, onde funciona já a Junta de Freguesia. Marcaram presença o executivo camarário de Alcobaça, a Presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão, Maria da Natividade Marques, a Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, Fernanda Beirão, e Maria José Vitorino, Coordenadora Interconcelhia da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação.

Com sala cheia, a cerimónia contou com a presença de alunos da Escola Básica do 1º Ciclo de Alfeizerão, que foram os primeiros a usufruírem da "Hora do Conto", onde ouviram "O Segredo", por Claudia Pereira, uma história contada na "Casa da Árvore", uma produção artística de João Leandro Marujo.

Nas palavras da vereadora da Educação, Alcina Gonçalves, "esta é uma Biblioteca especial, uma vez que não é só para ser utilizada pelas escolas, mas sim por toda a comunidade". Para a Presidente de Junta, esta é uma combinação feliz, "um espaço onde se pode aprender a gostar da leitura".

Para a representante da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares, esta "inauguração marca uma data que anda a ser estudada desde há anos e distingue-se porque não está dentro da Escola, mas sim vizinha".

No término do discurso, Carlos Bonifácio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, assinalou que "este foi um acto carregado de muito significado, uma vez que a Biblioteca está alojada na Casa da Cultura". Para o Vice-Presidente, Alfeizerão está a dar passos consistentes ao nível dos equipamentos, prova disso foi a construção desta Biblioteca.

NOVAS BIBLIOTECAS
A Ataíja, Carris e o Ardido podem ser as próximas localidades a terem Bibliotecas escolares. Maria José Vitorino, revelou em Alfeizerão, que os pedidos de Alcobaça estão a ser estudados.

A aguardar ainda inauguração continua a Extensão de Saúde de Alfeizerão, que já está concluída.

A Autarquia já havia convidado o Ministro da Saúde, Correia de Campos, para a cerimónia, contudo, com a recente remodelação governamental, aguarda-se uma data definitiva para a abertura.

As entidades mantêm ainda pendentes a solução para o antigo edifício da ANT - Associação Nacional dos Tuberculoses (situado na Avenida dos Combatentes), em Alcobaça.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: