quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Calçado da Benedita Agrada a Europeus

O calçado da Benedita continua a ser do agrado de vários países europeus. Apesar de alguns criadores terem deslocalizado as suas encomendas para países do Oriente, a Benedita mantém uma boa carteira de clientes.

O empresário João Boita, dono da HUGAL, trabalha há mais de 18 anos com vários clientes estrangeiros e fala do "design, da qualidade dos materiais e do trabalho desenvolvido pelos artesãos" que têm, até agora, sido razões de peso na manutenção da carteira de clientes.

O empresário adianta que, neste sector, ao contrário do que aconteceu com outros da economia regional e nacional, foram poucos os casos de clientes e de grandes encomendas que se perderam para países do leste europeu.

Apesar da globalização e deslocalização de encomendas para países de mão-de-obra mais barata, a indústria do calçado, marroquinaria e cutelaria da Benedita continua a ser um papel de grande revelo na economia local e do concelho. A Presidente da Junta, Maria José Filipe, fala de "um sector com boa empregabilidade", embora lamente que, nos últimos anos, "algumas tenham desaparecido e deixado algumas pessoas sem trabalho".

Existem mais de 100 empresas neste ramo a trabalhar na Benedita que empregam mais de 30% da população residente na vila.

O sector do calçado português vale 1,3 mil milhões de euros. França é o principal mercado do calçado português, seguido da Alemanha, Inglaterra e Espanha.

In Rádio Cister
________________________________________

Os chineses podem fazer barato, mas a qualidade neste tipo de produtos é um factor muito importantes. Vamos investir nisso!

Sem comentários: