quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Festival INJAZZ 2008 traz Bernardo Sassetti e Maria João Quarteto a Alcobaça

Festival INJAZZ 2008 leva Bernardo Sassetti e Maria João Quarteto a quatro concelhos do país

Lisboa, 20 Fev (Lusa) - O Festival INJAZZ regressa em quarta edição com uma aposta em projectos originais como o agrupamento Maria João Quarteto e o concerto de Bernardo Sassetti acompanhado por imagens, que inicia o evento a 23 de Fevereiro, em Alcobaça.

De acordo com a organização, a Lado B - Produções Artísticas, que pretende continuar a levar o jazz nacional fora dos grandes centros urbanos, este ano os concertos vão acontecer nos concelhos de Alcobaça, Aveiro, Montemor-o-Velho e Beja.

Na primeira edição, em 2005, o INJAZZ percorreu seis concelhos do país - Aveiro, Alcobaça, Faro, Évora, Montemor-o-Velho e Vila Nova de Famalicão - e em 2006 esta última autarquia foi substituída por Torres Novas.
Em 2007, foi a vez de sair Faro e entrar Beja no roteiro dos espectáculos do INJAZZ, que ao longo de três anos levou ao interior do país músicos como Bernardo Sassetti, João Paulo, Carlos Barretto, Afonso Pais, Mário Delgado, Alexandre Frazão, Mário Laginha, Carlos Bica, Mário Barreiros e a Orquestra de Jazz de Matosinhos.

A edição de 2008 começa em Alcobaça com a actuação de Bernardo Sassetti Piano Solo, acompanhado por imagens do seu próprio projecto, dia 29 de Fevereiro, no Cine-Teatro de Alcobaça, e a 01 de Março, no mesmo espaço, actua a nova formação Maria João Quarteto.
Segue-se Aveiro, que a 04 de Abril acolhe também Sassetti e o contrabaixista Zé Eduardo acompanhado pelo seu agrupamento no Teatro Aveirense, onde, no dia seguinte, será a vez de subir ao palco o Maria João Quarteto.

Também a 04 de Abril, em Montemor-o-Velho, actua o Maria João Quarteto no Teatro Esther de Carvalho, onde no dia seguinte se apresenta Zé Eduardo, e a 11 de Abril, no mesmo concelho, é a vez da orquestra Lume Big Band actuar no Auditório da Filarmónica de Verride.
A 12 de Abril, Bernardo Sassetti actua, por sua vez, no Teatro Esther de Carvalho de Montemor-o-Velho com o seu projecto Piano Solo acompanhado de imagens.

Em Beja, dia 16 de Maio, o Maria João Quarteto dá um concerto no Pax Julia Teatro Municipal, e a 17 de Maio actua Bernardo Sassetti no mesmo espaço cultural.
Além dos concertos, esta quarta edição do INJAZZ irá realizar actividades didáticas, jam sessions, animações de rua, exposições, e workshops para o debate sobre o jazz feito em Portugal.


In RTP

Sem comentários: