quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Bazar das Monjas de Coz - PRADBA 2007

PRÉMIO DE REVELAÇÃO ARTÍSTICA D. BENTA DE AGUIAR

Cumpre-nos transmitir-vos o nosso grande contentamento nesta fase em relação à 1ª Edição do Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar (PRADBA 2007), justificado basicamente por três razões: (1) as várias dezenas de trabalhos admitidos a concurso, (2) a diversidade geográfica da sua proveniência e (3) a representatividade em todas as modalidades colocadas a concurso. É de facto assinalável a representatividade de todo o país neste Prémio, bem como a de alguns países estrangeiros, com destaque para a vizinha Espanha onde o PRADBA foi também amplamente divulgado. Pensamos pois estarem reunidas todas as condições para o êxito desta primeira edição do PRADBA. Após a verificação das condições de admissibilidade dos trabalhos apresentados a concurso, acto que teve lugar no passado dia 19 de Janeiro de 2007 e ao qual presidiu o Comissário do Prémio, José Alberto Vasco, o Júri irá reunir pela primeira vez no próximo dia 27 de Janeiro de 2007, após o que dará início ao seu trabalho de avaliação.

Pesasse embora a atrás referida representatividade das modalidades artísticas postas a concurso, houve porém uma modalidade em falta: a música. E essa era a outra novidade que gostaríamos de vos tramitir agora. Pois foi no sntido de colmatar tal "falha" que o Bazar das Monjas decidiu fazer o convite a dois jovens compositores da nossa terra, o Osvaldo Fernandes e o Claude Mateus para produzirem um tema musical original inspirado no PRADBA, o qual será formalmente apresentado ao público durante a cerimónia de entrega dos prémios, no dia 7 de Junho de 2008. Fica assim completo o leque das artes em presença, desta vez com um contributo que só será premiável com o aplauso do público. Esperamos que venha a ser grande, a ponto de justificar vários encores.


Osvaldo Fernandes, finalista do curso de engenharia electrotécnica e computadores na Universidade de Coimbra, nasceu em 1979 e reside na aldeia de Cós. Aos 7 anos de idade já interpretava na perfeição músicas dos mais variados géneros, sendo da sua eleição os intrumentos de teclas. Actualmente compõe e interpreta as suas próprias músicas, tendo já por diversas vezes actuado em concertos ao vivo, designadamente com a Banda Intempérie, e em devaneios musicais e jam sessions com diversos músicos da região e estrangeiros. Actualmente desenvolve com Claude François Mateus um projecto musical denominado Noiseless que procura inovar combinando os mais modernos recursos tecnológicos com a composição no sentido clássico, o que resulta em temas de grande originalidade e expressão musical.


Claude François Mateus nasceu em 1966 e é de nacionalidade francesa. Reside há vários anos na aldeia de Cós. Profissionalmente trabalha e tem formação em vidro de arte e em joalharia contemporânea. As suas influências musicais vão dos Pink Floyd à música árabe e indiana, numa verdadeira alquimia de riffs com alguma influência blues.
Passou por várias experiências musicais em Portugal e em França, tendo formado algumas bandas ao longo da sua vida. Actualmente desenvolve com Osvaldo Fernandes um projecto musical denominado Noiseless que procura inovar combinando os mais modernos recursos tecnológicos com a composição no sentido clássico, o que resulta em temas de grande originalidade e expressão musical.

Bazar das Monjas de Coz - Projecto Cultural
R. Prof. José dos Santos Teodoro, 24, 2460-396 Coz - Alcobaça - Portugal
Tel. & Fax 262 544 227; E-mail: bazardasmonjas@gmail.com
www.bazardasmonjas.blogspot.com
Raquel Romão
José Alberto Vasco
Teresa Elias

Sem comentários: