sábado, 19 de janeiro de 2008

Mercado de Natal

Encerrado que está o assunto "Natal", pelo menos nesta época, gostaria de voltar a abordar uma das novidades do Natal Alcobacense, o Mercado de Natal.
A ideia da criação de um Mercado de Natal em Alcobaça, um pouco à semelhança do que se começa a fazer noutras localidades do país e do que se faz há bastante tempo em alguns países europeus, é de louvar ainda que, quanto a mim, não tenha sido posta em prática da melhor forma. Passou de forma algo despercebida e apática, em parte pelo factor novidade mas sobretudo porque não houve um empenho sério e dedicado das entidades envolvidas.

Um mercado de Natal deve ser um espaço muito acolhedor, alegre, repleto de espírito natalício, boa oferta e animação. Deve ser um espaço extremamente atractivo que leve os cidadãos a lá se deslocarem quer seja para fazerem algumas compras quer seja para se divertirem.

Em em Alcobaça foi assim, como muito bem ilustra esta fotografia que retirei do sítio Internet da nossa Rádio Cister:


Um espaço vazio, despido de emoções e de espírito e que ficou alheio ao sucesso esperado para a iniciativa.

Claro está que foi a primeira vez que em Alcobaça se viveu um evento deste tipo e que não podemos esperar que seja perfeito à primeira, mas precisamente por isso faço aqui alguns reparos e proponho algumas ideias à semelhança do que se faz há bastante tempo em países com bastante tradição nestes mercados.

Falo do exemplo da Alemanha, país onde os mercados de Natal assumem uma especial importância nesta época festiva. Tive a oportunidade de viver este período numa das muitas cidades Alemãs que organizam estes típicos Weihnachtsmarkts e de apreciar este conceito que para mim foi novidade.

Os mercados de natal na Alemanha, são um complemento ao comércio tradicional para melhor responderem ao grande afluxo de clientes durante a época natalícia. São também criados de forma a tornarem os centros históricos das cidades mais animados e alegres e como consequência bastante mais atractivos.


Muitas das bancas de venda pertencem aos proprietários dos estabelecimentos comerciais da cidade, que assim conseguem aumentar a sua área de venda e melhorar a prestação dos seus serviços. Outras, são criadas para venda de uma infinidade de produtos e artesanato típicos da região (e não made in China). É comum encontrarem-se várias iguarias gastronómicas dos mais variados tipos. Existem também inúmeras tasquinhas, ou pequenos restaurantes que servem pratos típicos acompanhados sempre da mais popular das bebidas desta época fria, o "gluhwein". Dispersos por vários pontos estão áreas de diversão para as crianças com os tradicionais carrosséis.

Os mercados de natal ocupam os centros históricos na sua quase totalidade e são espaços vivos com muita música e/ou outros tipos de animação de rua. Tornam-se assim portanto num local de encontro das gentes que assim se divertem em jantares e convívio com os amigos.

Os pontos de venda estão extraordinariamente bem decorados e organizados, assim como os vendedores que ostentam vestes tradicionais e que respondem sempre com um sorriso na cara.


Gostaria assim que os Alcobacenses levassem este "post" como uma base para os futuros mercados de natal em Alcobaça. Trata-se de uma crítica construtiva e que traz ideias para as próximas organizações deste tipo.

O mercado de Natal faz falta em Alcobaça e poderá ser muito positivo para todos.

Sem comentários: