Inaugura, no dia 30 de Janeiro, quarta - feira, pelas 10h00, a Biblioteca Escolar do Centro Cultural de Alfeizerão. A sessão contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, José Gonçalves Sapinho.
Um projecto, que passa a estar situado dentro do Centro Cultural de Alfeizerão, e que surge no âmbito de uma candidatura realizada pelo Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto (Biblioteca Central) à Rede Nacional de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, em 2006, com o apoio técnico da Biblioteca Municipal de Alcobaça.
INVESTIMENTO E EQUIPAMENTOS
Financeiramente a Biblioteca Escolar de Alfeizerão custou:
.8.500,00 euro - ao Ministério da Educação (DREL- Gabinete das Bibliotecas Escolares) em fundos documentais, mobiliário e equipamentos;
.3.000 euro - à Câmara Municipal de Alcobaça, em mobiliário e equipamento.
OUTRAS INAUGURAÇÕES
Para o ano de 2008, e no âmbito das candidaturas apresentadas em 2006, o Município de Alcobaça irá também inaugurar, brevemente, a Biblioteca Escolar na EB1 de Pataias (custo total de 12.500,00 - pagos integralmente pelo Ministério da Educação), e reforçar, em equipamento mobiliário e fundos documentais, a Biblioteca da Escola Básica do 1º Ciclo da Benedita, num total de 3.500,00, igualmente pagos pelo Ministério da Educação.
PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES
Este programa decorre de um conjunto de princípios e orientações que tem como base conceptual:
.As bibliotecas escolares são recursos básicos do sistema educativo, sendo-lhes reconhecido um papel central nos domínios da leitura e da literacia, da aquisição de competências de informação e do aprofundamento da cultura, em geral;
.Cada biblioteca deve constituir-se como um centro de recursos educativos multimédia de livre acesso, destinado à consulta e à produção de documentos em diferentes suportes;
.As bibliotecas escolares constituem núcleos fundamentais da organização pedagógica das escolas e instrumentos essenciais do desenvolvimento curricular, afectos às actividades de ensino e actividades curriculares não lectivas, e também à ocupação dos tempos livres e de lazer;
.O desenvolvimento da biblioteca de uma escola deve ser entendido como um processo endógeno, se bem que estimulado e sustentado do exterior, e como uma inovação organizacional capaz de induzir mudanças na própria escola, sendo, nesta medida, indissociável do seu projecto pedagógico;
Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
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