terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Modernos São os Clássicos

CICLOS DE CINEMA 2008

MODERNOS SÃO OS CLÁSSICOS

TEMPOS MODERNOS

VERSÃO RESTAURADA DIGITAL EM 35 MM


TÍTULO ORIGINAL: MODERN TIMES
DE CHARLES CHAPLIN

22JANEIRO :: 14H 30 E 21H 30 Cine-Teatro de Alcobaça

"Modernos São os Clássicos" é um ciclo de reposições a decorrer no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça durante o ano inteiro de 2008 e com uma sessão mensal dedicada a alguns dos maiores clássicos da história do cinema.

Empenhado em evocar a obra dos mais importantes nomes da Sétima Arte, esta organização tenta contrariar a ideia da modernidade como uma mera "condição do presente" rigidamente centrada nos códigos de produção actual (isto quando sabemos que o verdadeiro cinema moderno nasceu há várias décadas atrás), mostrando-o através de cineastas incontornáveis como Charles Chaplin, Jacques Tati, Federico Fellini, Alfred Hitchcock, Michelangelo Antonioni, entre outros.

A abrir esta iniciativa, e passados 30 anos após a sua morte, teremos quatro filmes de Charles Chaplin: "Tempos Modernos" (já no próximo dia 22 de Janeiro), "A Quimera do Ouro" (26 de Fevereiro), "Opinião Pública" (25 de Março) e "O Grande Ditador" (15 de Abril).

Realizado em 1936, "Tempos Modernos" é um dos clássicos absolutos do cinema e retrata com um agudo sentido crítico e social a luta entre as máquinas e o homem na busca do seu caminho para a felicidade (e é ainda hoje a melhor metáfora para os dias de "choque tecnológico" que vivemos). Teremos agora a oportunidade única de ver a Versão Restaurada Digital em 35 mm que teve a sua apresentação mundial e integrou a Selecção Oficial no Festival de Cinema de Cannes em 2003.

Cada sessão mensal (o programa prevê agendar um filme sempre às terças e em duas sessões diárias: 14h 30 e 21h 30) terá a presença de um crítico de cinema para debate com o público no final da sessão.

Veja o trailer de "Tempos Modernos" aqui.

Sem comentários: