sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

E Porque o Carnaval de Alcobaça é Mesmo o Melhor do Mundo... ( I )

Alcobaça preparar-se para o Carnaval
Como em anos anteriores, há, pelo menos, sete corsos em preparação para sair nos dois dias, Domingo e terça-feira. Tal como em anos anteriores, podem surgir, em cima da hora, novos desfiles.

Alfeizerão mantém a tradição embora com pequenos ajustes. A organização deixou cair o espírito satírico para apostar mais, segundo Joaquim António, da Organização, na diversão dos que participam no corso.

Preparado para sair nos dois dias à rua está, também, o Corso da Maiorga. Como em edições anteriores, o desfile está aberto a todos quantos queiram participar. Tiago Filipe, da Organização, pede "apenas alegria e diversão" aos foliões. Até agora está inscrito apenas um carro para participar no desfile, mas a Organização espera ter, pelo menos, 200 desfilantes.

A diversão, também de dois dias, volta a estar garantida na Ataíja de Cima. O que começou por uma iniciativa para ajudar o ATL e o Salão Cultural, mantém-se este ano e, segundo Lélia Guilhermino, com direito a canções originais da Organização, próprias da época, que serão divulgadas em breve.

No Vimeiro, sem interrupções, há 15 anos que o desfile é organizado pelos Escuteiros, saindo à rua apenas no Domingo. Glória Constantino diz que os preparativos de um desfile "despreocupado" estão a correr bem e os participantes podem continuar a aparecer no próprio dia da festa.

Diferente destes, o da Benedita, organizado pelo Beneditense, continua a apostar numa saída nocturna. Luís Lopes espera que o sucesso se mantenha embora reconheça que, a poucos dias do desfile, há ainda pouca coisa organizada. Em causa está a recolha de importantes verbas para o financiamento de algumas actividades do Clube.

E Turquel, que no ano passado ficou sem festa à porta, volta, este ano, a ter um desfile que passa a ser organizado pelo HCT. Segundo Avelino Sousa Lopes, a aposta continua a ser na "espontaneidade" dos participantes e em manter tradições num dos desfiles, em tempos, mais expressivos do concelho de Alcobaça.

Tal como em anos anteriores, o desfile de Pataias é o maior que se realiza no concelho de Alcobaça. Deverá contar com 900 desfilantes e já garantiu, como Rei, o apresentar de televisão José Figueiras que será acompanhado por Marisa, uma jovem da Martingança.
In Rádio Cister

Sem comentários: