sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Extensão de Saúde de Alfeizerão Inaugurada

A OBRA QUE ASSINALA A REQUALIFICAÇÃO DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE

Está inaugurada a Extensão de Saúde de Alfeizerão. A cerimónia decorreu na manhã do dia 29 de Outubro, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, do Governador Civil de Leiria, de representantes da Administração Regional da Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Centro, autarcas do Concelho e população.

Depois de uma curta incursão pelo Centro de Saúde para uma visita de conhecimento, José Gonçalves Sapinho iniciou a sua intervenção lembrando que a Autarquia está atenta às necessidades da população, neste caso particular, da população de Alfeizerão, e esta "foi uma obra pensada para dar a esta freguesia um dos melhores equipamentos do Concelho". Para acabar com todos os ruídos que foram surgindo ao longo da obra, Gonçalves Sapinho disse que o atraso da inauguração se deveu a circunstâncias várias, uma delas, e a mais relevante, resultado de uma decisão técnica em querer colocar em funcionamento o Centro antes da sua inauguração, para garantir a ausência de possíveis falhas.

Gonçalves Sapinho adiantou ainda que Alcobaça pertence cada vez mais à ARSLVT - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, e que em cima da mesa estão três problemas pendentes em negociação: Centros de Saúde de São Martinho do Porto e Vimeiro, e ainda a USF - Unidade de Saúde Familiar para a vila da Benedita. O autarca adiantou que o Município já tem terreno e projecto para avançar. Em relação a esta temática, Manuel Pizarro assumiu a total disponibilidade para apoiar as três obras.

Para o Secretário de Estado da Saúde este Centro é uma "belíssima obra que assinala a requalificação do Serviço Nacional de Saúde". O membro do Governo afirmou ainda que um espaço que era um "antigo armazém de vinho" é agora um "magnífico conjunto de estruturas onde se inclui o Centro de Saúde, a Junta de Freguesia e a Biblioteca Municipal de Alfeizerão", classificando a obra como "um espaço aberto ao exterior de grande qualidade".

FUNCIONAMENTO
Ao entrar no Centro de Saúde de Alfeizerão o utente pode encontrar uma área de espera e instalações sanitárias públicas e de serviço. No corredor onde se encontra a recepção e atendimento, estão localizados os gabinetes de enfermagem e consulta. A Extensão alberga ainda um bar interno e uma sala de reuniões.
Uma obra que teve um custo total de 420.521,27 euros e vai servir cerca de 4.000 utentes, em substituição das antigas instalações sitas na Casa do Povo de Alfeizerão.

HOSPITAL DO OESTE-NORTE MERECEU REFERÊNCIA
Aproveitando a presença do Secretário de Estado da Saúde, Gonçalves Sapinho não quis deixar de referir que mantém o orgulho na decisão da compra do terreno para a possível localização do Hospital Oeste/Norte no Concelho de Alcobaça.

Também Manuel Pizarro não ficou indiferente ao tema, considerando que a posição da CMA "foi feita com muita seriedade" e que marca a "presença do Município nesta discussão de forma destacada". Para o Secretário de Estado da Saúde esta é uma iniciativa da CMA "pró-activa em defesa do Concelho".

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: