sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Plantas de Ernesto Korrodi Vão Ser Restauradas

A Direcção-Geral de Arquivos e a Fundação da Caixa Agrícola de Leiria assinaram na passada terça-feira um protocolo de cooperação para o restauro de 200 plantas pertencentes ao fundo do arquitecto Ernesto Korrodi. Referentes aos concelhos de Alcobaça e Leiria, as plantas estão guardadas no Arquivo Distrital de Leiria.

De acordo com o documento, cabem ao Arquivo Distrital os trabalhos de diagnóstico, higienização, planificação, remendagem e acondicionamento. Já à Fundação Caixa Agrícola cabe um financiamento de cinco mil euros para, na primeira fase do projecto, serem contratados serviços especiais de restauro.

Nascido na Suíça em 1870, Ernesto Korrodi veio viver para Leiria aos 24 anos, para exercer a docência de desenho na Escola de Desenho Industrial de Leiria. Interessado pela arquitectura religiosa e civil medieval encontra nesta cidade um local privilegiado para trabalhar.

Face ao aparente abandono do património pelas autoridades inicia vários estudos histórico-arqueológicos sobre os monumentos nacionais tornando-se um dos primeiros teóricos sobre restauro de monumentos e um defensor do ensino artístico-industrial em Portugal. A ele se deve várias iniciativas de restauro e projecção de obras não só em Leiria, onde viria a falecer em 1944, mas também em Alcobaça, sendo o autor, entre outras obras, do Cine-Teatro.

Algumas das suas plantas serão, agora, recuperadas, através de uma cooperação pública-privada que visa contribuir para a preservação do património documental do distrito de Leiria.
In Oeste Online

Sem comentários: