quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Programa Estratégico “REDE DE MOSTEIROS PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE” Candidatado Às Redes Urbanas Para a Competitividade e Inovação

Gorada a candidatura às Acções Preparatórias para as Redes Urbanas para a Competitividade, o grupo constituído pelo IGESPAR e Câmaras Municipais de Alcobaça, Batalha, Lisboa e Tomar manteve-se coeso no objectivo de apresentar e candidatar um programa estratégico para os Mosteiros Património da Humanidade. Um programa com seis eixos de acção e seis objectivos distintos que contempla nove linhas de intervenção.

Assim, e culminando com um profícuo trabalho de grupo, foi finalmente entregue, na passada sexta-feira, 17 de Outubro, a candidatura ao Mais Centro.

As principais acções candidatadas por Alcobaça incluem a criação do Circuito Cisterciense, com os Mosteiros de Alcobaça e de Cós, a Instituição do Centro de Estudos Medievais, a criação de guias e roteiros urbanos e animação dos locais históricos com eventos já existentes (Cistermúsica, Mostra de Doces Conventuais,... ) e outros que possam vir a surgir. Dinamizar os Mosteiros, melhorar as condições de visita e aumentar a atractividade para os visitantes, são alguns dos objectivos que se procuram atingir.

O valor global da candidatura é de 10.000.000€ Feder (a dividir pelos 5 parceiros), sendo que as intervenções de natureza material rondam os 4.000.000€ de Feder para Alcobaça, Batalha e Tomar.

Em termos de parcerias locais fundamentais para robustecer a candidatura, o Município obteve a adesão da ACSIA - Associação Comercial de Serviços e Industrial de Alcobaça, da Banda de Alcobaça/Academia de Música, da Associação dos Amigos de D. Pedro e D. Inês e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com quem se irá instituir, em colaboração com o IGESPAR, o Centro de Estudos Medievais, criado em 1978, por Despacho conjunto dos Ministérios das Finanças e Plano e da Educação e Cultura, mas que na pratica nunca funcionou.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: