segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Há Erros Que Não Se Deviam Repetir...

Um bom sistema de saneamento contempla pelo menos duas condutas, uma para recolha dos esgotos domésticos, que é depois reencaminhada para a estação de tratamento, e outra para as águas pluviais que carece de menores cuidados. Não faz sentido tratar de igual forma as águas pluviais nas tradicionais ETARs, que corriam também o risco de saturar na altura das chuvas.

Que em algumas zonas da cidade de Alcobaça exista apenas uma conduta para colecta dos esgotos domésticos e pluviais, ainda se aceita. São condutas antigas do tempo em que ainda não se pensava nessas coisas, como por exemplo as ETARs...

Que em certas zonas alguns edifícios tenham ligado erradamente os seus esgotos domésticos às condutas das águas pluviais ( caso dos prédios ao fundo do bairro da Quinta da Roda! ), já é menos aceitável. Falta de fiscalização e acompanhamento das obras. Falta de bom-senso de quem construíu... E claro, nunca ninguém se vai preocupar para que estas situações sejam corrijidas.

Agora que em instalações feitas de novo se cometa o mesmo erro, isso já não é nada aceitável! Esgotos domésticos e águas das chuvas no mesmo tubinho?
Depois admiram-se que a ETAR esgota a capacidade! Depois admiram-se das inundações! Dos cheiros! E claro, a culpa é do colector mais antigo...

A incompetência levada ao extremo!

Sem comentários: