quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TRABALHAR EM REDE É A ESTRATÉGIA PARA COLOCAR O OESTE NA ROTA DA EXCELÊNCIA | V Seminário do Oeste | Conclusões

"TRABALHAR EM REDE É A ESTRATÉGIA PARA COLOCAR O OESTE NA ROTA DA EXCELÊNCIA"

A diversidade e riqueza do Património da Região Oeste enquanto factor de desenvolvimento da região foi o tema em destaque do V Seminário do Património do Oeste que decorreu de 24 a 25 de Outubro, no Mosteiro de Alcobaça. Uma organização conjunta dos Municípios de Alcobaça, Arruda dos Vinhos e Caldas da Rainha, que contou com o apoio da Associação Leader Oeste.

Durante dois dias, cerca de 120 participantes viram discutidos cinco painéis temáticos intitulados: "Património - Factor de Desenvolvimento"; "Os Centros Históricos e o Património Arquitectónico", "Estratégias de Valorização do Património: Conceitos e Tipologias - apresentação de casos"; "O Património aliado do Turismo Cultural" e "O Património Natural na Região da Diversidade". Um debate que é justificado pela urgência de promover ideias sobre a identidade patrimonial do Oeste, que constitui um desafio numa região que tem sido palco de constantes transformações.

Na abertura do evento Gonçalves Sapinho, Presidente da CMA - Câmara Municipal de Alcobaça mostrou-se satisfeito por acolher o V Seminário, lembrando que é "necessário reafirmar o papel do património". Um encontro que contou com nomes como o Arquitecto Gonçalo Byrne, o Dr. Pedro Roseta, o Prof. Dr. António Marcos Galopim de Carvalho entre outras personalidades que se dedicam à preservação e requalificação do Património.

Para encerrar o Seminário, Carlos Bonifácio, Vice-Presidente da CMA assumiu que o ponto fulcral do encontro se centrou na ideia de que "nada acontecerá se cada um (entidade, instituição, personalidade) trabalhar no seu quintal", lembrando que o "trabalho em rede é a estratégia para o Oeste ter um lugar primordial em Portugal e posicionar-se na rota da excelência".

As conclusões do Seminário podem ser consultadas em www.patrimoniodooeste.net. No sítio pode ainda encontrar as intervenções da maior parte dos oradores participantes.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: