sábado, 31 de janeiro de 2009

21ª Emissão do Programa "Um Olhar Sobre a Semana"

Este Domingo, entre as 12 e as 13 horas na Rádio Cister
"Um Olhar Sobre a Semana", um espaço semanal do Departamento de Informação da Rádio Cister que tem como objectivo a reflexão e o comentário sobre as notícias que marcam os nossos dias, ao nível local, regional e nacional (sem deixar o internacional de fora...). Um Olhar Sobre a Semana é um programa editado, apresentado e moderado por José Alberto Vasco, tendo como comentadores residentes José António Canha, José Costa e Sousa e Valdemar Rodrigues.

Tema da 21ª Emissão
- O deputado municipal José Marques Serralheiro defendeu recentemente na Assembleia Municipal de Alcobaça a ideia de se instalar um Parque Municipal da Maçã nas Matas Nacionais do Vimeiro. Ainda mais recentemente, a CDU sugeriu que Alcobaça aproveitasse a efeméride do 80º aniversário da licenciatura de Joaquim Vieira Natividade em Silvicultura para pressionar o Governo da República sobre o actual estado de conservação daquelas matas nacionais. Estamos a falar de uma batalha perdida ou será que ainda se poderá fazer algo pelo futuro daquele núcleo florestal tão importante do concelho de Alcobaça?

--
Opinião Pessoal
Alcobaça pode e deve fazer mais pelos seus produtos, tradições e tudo o que esteja relacionado com a nossa identidade e todas as nossas mais-valias. A Maçã de Alcobaça é um grande produto da nossa região, reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e pelos seus benefícios para a saúde. É, portanto, algo que merece todo o apoio e dedicação.
A criação de um Parque Municipal da Maçã nas Matas Nacionais do Vimeiro é uma ideia que tem vindo a ser defendida há algum tempo pelo nosso deputado municipal José Marques Serralheiro e seria sem qualquer dúvida uma boa forma de apoiar e divulgar este nosso famoso fruto. A questão que pode levantar algumas dúvidas tem a ver com o facto de qual será realmente a eficácia e viabilidade deste PM da Maçã e se conseguirá cumprir os verdadeiros objectivos da promoção.
Muito sinceramente (e esta é a minha opinião pessoal) não vejo grande viabilidade neste projecto pois não consigo sentir que um PM da Maçã seja algo de muito atractivo para as populações e turistas. Não ponho em causa a sua importância, mas um espaço se se quer funcional e atractivo tem de ter de facto um tema bem mais forte que apenas o nome de um fruto. Posso também não estar a entender o que será um Parque da Maçã ou quais as suas principais actividades e iniciativas mas parece-me pouco. Estamos da era da Informação, do Digital, da Globalização. Os interesses fundamentais já são outros e creio que é necessária aqui mais alguma criatividade.

A sugestão da CDU de Alcobaça é deveras interessante e deverá ser posta em prática. O núcleo florestal do Vimeiro merece muito mais atenção tanto da parte das entidades oficiais como mesmo de todos nós. Há que lutar pela preservação das nossas cada vez mais raras manchas florestais e também criar estruturas para que possam ser úteis às populações e se possam tornar em bons locais de lazer, de aprendizagem e contacto com a natureza.
Se é uma batalha perdida? _ Certamente que não. Ainda se pode lutar, pressionar e fazer muito. Baixar os braços é que não!

Sem comentários: