quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Museu das Comunicações é do Município

Alcobaça segura espólio das "máquinas falantes".
O espólio das "máquinas falantes" foi acordado em cento e trinta e um mil euros (131.000). Chega, assim, ao fim um longo processo de acordo entre a Câmara e familiares do fundador de um Museu de Comunicações, instalado na Cela.

O acordo foi alcançado recentemente com a Câmara Municipal de Alcobaça a concertar os 131 mil euros com os herdeiros do Museu das Comunicações da Cela através de três prestações. Uma já em 2009, de 50 mil, valor que será igual ao que será pago em 2010 e 31 mil em 2011.

Antes de chegar a acordo sobre a verba, a Câmara Municipal pediu ao Instituto das Comunicações que avaliasse o espólio deixado pelo celence José Neves.

O património, constituído por dezenas de Rádios-transmissores, grafonolas, telefonias e outros aparelhos de radiodifusão de várias épocas e países foi coleccionado ao longo de anos por José Neves. O espólio chegou a ser prometido à Junta de Freguesia da Cela mas José Neves morreu antes de concretizar a doação.

José Neves trabalhou na ex-emissora nacional, e coleccionou durante anos telefonias de todo o mundo. Prometeu doar o espólio ao município mas a morte súbita do homem que já tinha doado o terreno onde foi feito o monumento a Humberto Delgado, deixou para familiares a decisão sobre este património de valor ainda incalculável.
In Rádio Cister

Sem comentários: