sábado, 17 de janeiro de 2009

"Cartofilia - Coleccionismo & Memória"

Em Exposição De 12 a 30 de Janeiro na Biblioteca Municipal de Alcobaça
Trata-se de uma exposição de postais ilustrados de Fernando Maurício, natural da vila da Benedita. Um cidadão dedicado à preservação do património histórico local, e que revela nesta mostra aspectos fascinantes e ainda pouco conhecidos como é o caso do coleccionismo de postais - a cartofilia.

O interesse do autor teve início em 1966, uma influência herdada pelo seu tio padre, que estudou em Roma uma colecção de cartões postais sobre arte sacra. Esta exposição apresenta 116 postais, organizados e catalogados por: concelhos, temas, postais simples e máximos, estrangeiros, ilustrados à pena, a guache e a óleo. Da classificação temática destacam-se: actores portugueses, aves, aviões, azulejos, brasões, calçada portuguesa, cinema, comboios, estações de caminho de ferro, janelas e portas, navios, pelourinhos, poesia; tauromaquia e trajes.

A colecção de Fernando Maurício inclui postais ilustrados por artistas como Anjos Teixeira, Júlio Resende, Stuart Carvalhais, Bordalo Pinheiro, Roque Gameiro, Carlos Botelho e outros.
Via Maria Maurício / RRaimundo

Sem comentários: