sábado, 17 de janeiro de 2009

Alcobaça Já Tem Equipa de Intervenção Permanente

Foi recentemente constituída em Alcobaça uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Sedeada no quartel dos bombeiros locais, esta equipa conta com cinco elementos, sempre operacionais e especialmente treinados para dar resposta a qualquer emergência, sobretudo combate a incêndios e socorro às populações em caso de acidentes e catástrofes.

A coesão, a colaboração e a prontidão são o mote desta equipa, uma ideia defendida nos distintivos usados pelos seus membros, obtidos das equipas de bombeiros já existentes. A área de actuação da EIP é a mesma do corpo de bombeiros em que se insere.

À Câmara de Alcobaça cabe o pagamento de metade dos vencimentos dos elementos da EIP, ficando a Autoridade Nacional de Protecção Civil responsável pelos restantes custos. As EIP foram criadas em 2007, destinadas aos concelhos com maior risco de incêndio, e o seu funcionamento e organização estão definidos numa portaria cujo incumprimento leva à suspensão dos pagamentos e financiamentos.

Para integrar uma EIP é obrigatório ter entre 20 e 40 anos de idade, possuir o 12º ano de escolaridade, ser bombeiro há pelo menos dois anos, ter carta de condução há pelo menos dois anos e possuir formação específica para a condução de veículos de emergência. Total disponibilidade é outro requisito para fazer parte destas equipas.

De acordo com as intenções anunciadas pela tutela em 2007, até ao final deste ano deverão estar constituídas 200 EIP no país, mobilizando mil soldados da paz.
In Gazeta das Caldas

Sem comentários: