quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Alcobaça Apresenta Propostas Para o Mosteiro ao IGESPAR

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) vai encontrar-se esta semana como o presidente do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico (IGESPAR) para lhe apresentar a sua proposta de "ocupação e fruição do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça".

Gonçalves Sapinho afirma que há «uma convergência bastante grande» com Elísio Summavielle, nomeadamente sobre as «grandes questões» que envolvem o Mosteiro e, por isso, espera que este encontro sirva para «limar algumas arestas».

O presidente do IGESPAR já se pronunciou, publicamente, sobre algumas soluções que têm vindo a ser apontadas para a futura fruição do Monumento e classificou a ideia de instalar no Mosteiro um Museu «como improvável por não haver espólio suficiente».

Em reacção, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça já esclareceu que a instalação de um Museu no Mosteiro é uma ideia defendida pelo vereador do PS, Daniel Adrião, e não por si. O autarca remete, ainda, para o texto que leu à comunicação social, sobre o futuro do monumento, onde defende que os museus devem estar espalhados pela cidade, sob pena de as visitas a Alcobaça «começarem e acabarem dentro do Mosteiro».

O director do IGESPAR, Elísio Summavielle, adiantou, ainda, que já recebeu duas propostas de instalação de um hotel no Mosteiro. Gonçalves Sapinho afirma conhecer apenas uma, que classifica como «grande demais para a realidade de Alcobaça».

Quanto à promoção turística, a autarquia está, neste momento, a trabalhar a Rota de Cister, estando já marcada uma reunião em Alcobaça no mês de Fevereiro com o intuito de desenvolver um projecto que se poderá complementar com a Rota do Património Mundial, responsabilidade do Turismo de Portugal e Ministério da Cultura.
In Rádio Cister

Sem comentários: