sexta-feira, 7 de março de 2008

260 Milhões Para Novas Estradas em Leiria

É um bolo de 260 milhões de euros, num pacote denominado de concessão Litoral Oeste. O "presente" do Governo para a região começa a desembrulhar-se este mês e traduz-se em asfalto, 80 quilómetros de asfalto.
José Sócrates anunciou no passado dia 29, no Parlamento, esta concessão, que inclui obras de referência na região. Em concreto, para além do IC9 que está a avançar faseadamente e que permitirá ligar o litoral da região a Tomar, e que só entre Nazaré e Fátima compreende 29 quilóemetros de estrada e um investimento na ordem dos 100 milhões de euros, esta concessão responde ainda a duas obras muito reclamadas.

É o caso dos cerca de 14 quilómetros da variante da Batalha, orçada em 33 milhões de euros, que deverá desviar o trânsito do IC2 da frente do Mosteiro. A cereja em cima do bolo é o IC36, que implica um investimento na ordem dos 36 milhões de euros. Contempla 6,5 quilómetros de extensão de uma via que, ao que tudo indica, terá portagens.
Pelas contas do Governo, com o IC9 as deslocações entre a Nazaré e Alcobaça terão tempo de percurso inferior em 25 por cento. De Alcobaça, Porto de Mós ou da Batalha até Fátima, demorar-se-á cerca de metade do tempo que hoje se gasta. O gabinete de Mário Lino aponta ainda para uma poupança para metade no tempo que se gasta a sair da A8 e a entrar na A1.
A concessão que trocará tempo que se ganha nas estradas da região por milhões de euros em investimento vestirá a forma de parceria público-privada.

Portagens, não obrigada. A Câmara de Leiria está satisfeita com o anúncio da realização da obra, mas acha que já vem com um atraso de vários anos. Fernando Carvalho, vereador do Trânsito da autarquia leiriense, reivindica que o trânsito local que utilizar o IC36 não seja sujeito ao pagamento da portagem, que se estima venha a rondar os 80 cêntimos. Defende que existem meios técnicos que permitem discriminar os dois tipos de tráfego, uma vez que, para a população, este novo troço será parte do anel externo da circular de Leiria, permitindo desviar trânsito do centro urbano.
Entretanto, na última quarta-feira, a Distrital de Leiria do PSD alertou que o anúncio do Governo "não esclarece sobre o eventual pagamento de portagens dos troços agora anunciados". A distrital opõe-se a portagens em qualquer um dos troços, IC36 incluído.
In Região de Leiria

Sem comentários: